terça-feira, 14 de maio de 2013

Projeto Melhor Idade inicia cursos de inclusão digital e canto coral

15 novos integrantes foram admitidos em evento realizado nesta sexta-feira

O Projeto Melhor Idade marcou uma nova etapa nesta sexta-feira, 10. Cumprindo a programação prevista já no início do ano, com a reativação do programa paralisado no final de 2012, foram iniciados dois novos cursos: inclusão digital e canto coral. As aulas inaugurais aconteceram às 14h30, no Centro Cultural.

A disciplina de inclusão digital, coordenada pelo professor Cleber Galvão França, tem como meta a integração dos idosos à verdadeira revolução propiciada, em especial na última década, pelos computadores e pela internet, que se democratizaram chegando a todas as camadas sociais, a todas as idades. A informática é ainda uma ferramenta auxiliar para estímulo à memória, contribuindo não só para aquisição de conhecimento, lazer e socialização, mas também para estímulo ao raciocínio tão importante nesta faixa etária. “Essa novidade, visa contribuir com um novo formato de socialização, desta vez digital, levando novos conhecimentos, atualizando os assistidos pelo projeto, que terão a oportunidade de se tornarem protagonistas de novos saberes sociais”, argumentou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Coelho.



Já as aulas de canto, que inclui a formação de um coral da melhor idade, também trazem respostas efetivas nas condições físicas do aluno. “A música cientificamente possibilita melhorias nas funções musculares, respiração, pressão sanguínea, pulsação cardíaca, além de produzirem efeitos diretos no metabolismo, melhorando o humor e a sensação de bem estar”, explica a professora Larissa Magrinelli Moreira.

A coordenadora do projeto, enfermeira-padrão Gisele dos Santos Miranda, ressalta que o projeto está repleto de novidades e que essas surpresas contribuem para deixar a programação ainda mais atrativa aos participantes, gerando novos estímulos e descobrindo potencialidades. “As inovações são fundamentais para manter os integrantes estimulados, aptos a realizar novas funções e atribuições, prontos para adquirir novos conhecimentos, tornando-os ativos e inseridos no tempo em que vivem”, comemorou.

Durante a cerimônia, houve ainda a apresentação de 15 novos integrantes e uma homenagem relacionada ao Dia das Mães, que foi comemorado no domingo, 12.

Melhor ainda - O Melhor Idade atende atualmente 180 pessoas. Todos, com direito a alimentação e transporte gratuito até o Parque Ecológico Maria Tuca, onde é desenvolvida toda programação. Cinco rotas de ônibus passam diariamente por 17 bairros.

Ao todo, 17 profissionais compõe a equipe multidisciplinar do programa, formada por professores de educação física, letramento, artesanato, médico geriatra, médica cardiologista, fisioterapeuta, auxiliar de enfermagem, psicóloga, psicoterapeuta, auxiliares de serviços multidisciplinares, nutricionista, terapeuta ocupacional e secretária, além de voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário