quarta-feira, 1 de maio de 2013

Grupo de Choro apresenta-se em evento internacional em Cerquilho

Grupo do Conservatório de Tatuí faz concerto gratuito em evento que reúne ações voltadas à leitura

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo – faz apresentação especial na abertura do 26º Edita (Encontro Internacional de Editores Independentes). O evento será realizado na terça-feira, dia 21 de maio, às 20h. Na mesma ocasião, também haverá inauguração da 1ª Feira do Livro no Teatro e do projeto Mãos Cerquilhenses.

As ações serão realizadas no Teatro Municipal de Cerquilho, à rua Engenheiro Urbano Pádua de Aráujo, 28, em Cerquilho. O concerto de choro, coordenado por Alexandre Bauab Junior, terá início às 20h, com entrada franca. O grupo fará apresentações de obras de Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, entre outros.

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí celebra 20 anos de existência em 2013, tornando-se um dos primeiros grupos estruturados a estudar e realizar apresentações exclusivas do gênero musical.

O Conservatório de Tatuí vem dedicando-se aos estudos do gênero musical com destaque no país. É a primeira escola de música brasileira, mantida por um Governo Estadual, a incluir em seu currículo o gênero choro como matéria pedagógica. O curso é oferecido desde o ano de 1999. Nenhuma outra escola do Brasil, estadual ou particular - com exceção da escola de Choro de Brasília mantida pelo Governo Federal e fundada um ano antes, em 1998 -, teve a iniciativa de abrir espaço ao gênero.

O curso de choro oferece aulas de flauta transversal, violão sete cordas, bandolim, cavaquinho, percussão e prática de conjunto popular, sempre com ênfase ao choro. As famosas “rodas” em locais públicos também fazem parte do aprendizado. O trabalho desenvolvido pela área de choro vem sendo tema de pesquisas acadêmicas em diferentes universidades brasileiras.

A divulgação do choro pelo Conservatório de Tatuí teve início em 1993, quando a instituição passou a manter um grupo musical dedicado ao gênero. O hoje denominado Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. O Grupo de Choro gravou seu primeiro CD em 1999 e tem participações em outras gravações como o CD “Soleil” (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão); e na trilha sonora do filme “Divino”, sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário