quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dia do Desafio movimenta Tatuí na quarta-feira 29 de maio

Novidade é a Campanha “Vâmo a Pé”, que pretende promover caminhadas

Tatuí prepara-se para mais uma edição do Dia do Desafio. O evento acontece no dia 29 de maio. Este ano, a disputa será contra outra cidade brasileira: Paulo Afonso, no estado da Bahia. Mas, a competição não é o foco principal. Funciona apenas como estímulo à prática diária de atividade física. Quem sai ganhando na verdade é a população, que exercita além do corpo a integração social, criatividade, liderança e uma boa dose de espírito comunitário.

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável, entre cidades do mesmo porte, na tentativa na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município.

Mas, a lendária preguiça bahiana não é evidencia de vitória certa para Tatuí. Justamente por isso uma programação diversificada foi elaborada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. A novidade do ano é a Campanha “Vâmo a Pé”, que incentiva a população a deixar seu veículo em casa e ir ao trabalho caminhando ou mesmo de bicicleta.

As atividades começam na madrugada do dia 29 e só terminam à noite. Durante todo o dia, uma extensa grade de atrações será realizada na Praça Paulo Setúbal, em parceria com clubes esportivos da cidade, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Também está prevista uma caminhada na Avenida das Mangueiras que reunirá integrantes e servidores, dos poderes Executivo e Legislativo.
A tenda Qualidade de Vida será montada na Praça Ayrton Senna e na Avenida Zilah de Aquino. Carros de som estarão passeando pelos bairros convidando a população a se exercitar. Por volta das 21h, acontecerá o encerramento com atividades esportivas e culturais na Praça Antônio Prado (Concha Acústica).

Histórico

O Dia do Desafio foi criado no Canadá em 1983, durante o rigoroso inverno canadense, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. O prefeito local sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos, ao redor do quarteirão mais próximo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e a ser realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. Em todo o mundo, cresce o número de cidades e em total de participantes. No Brasil, o SESC São Paulo realizou o evento pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association For International Sport for All (Tafisa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário