sexta-feira, 3 de maio de 2013

Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí faz homenagem aos Beatles

O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí apresenta na sexta-feira, dia 10 de maio, o concerto “Beatles in My Life”. Com regência de Cadmo Fausto, a apresentação será às 20h30, no teatro Procópio Ferreira, que fica na rua São Bento, 415, em Tatuí. Os ingressos custam R$ 12 (R$ 6 idosos, estudantes e aposentados).

O concerto terá participação especial do Coro Juvenil do Conservatório de Tatuí. Todo o repertório é formado por músicas do quarteto inglês, reconhecidas em todo o mundo. Compostas por John Lennon e Paul Paul McCartney, serão apresentadas as músicas “Come Together”, “Here, There and Everywhere”, “Hey Jude”, “Michelle”, “Penny Lane”, “Because”, “In My Life”, “The Long and Winding Road”, “She’s Leaving Home”, “Hello, Goodbye”, “Blackbird”, “Eleanor Rigby”, “A Hard Day’s Night”, “Eight Days a Week” e “Let it Be”. Os arranjos são dos também ingleses Daryl Runswick, Mac Huff, Roger Emerson e Peter Gritton.

De acordo com o regente e diretor do espetáculo Cadmo Fausto, esta é a primeira vez que o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí faz apresentação em homenagem aos Beatles.
“Nosso repertório passa por obras clássicas, sacras e música brasileira. Acreditamos que este programa, de caráter popular, irá agradar ao público”, disse ele. “O concerto terá ainda efeitos especiais de luz e performance cênica dos cantores, além de percussão corporal.”

O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí é um dos grupos mais ativos e versáteis da instituição. Prova disso é que no último mês de abril realizou ao menos três importantes e diferentes atividades: apresentou o Réquiem de L. Cherubinni (se tornando, possivelmente, o primeiro grupo no país a realizar tal feito), ao mesmo tempo em que ensaiava a obra “Carmina Burana”, de Carl Orff, e o espetáculo em homenagem aos Beatles. 

“Realizar repertórios variados tem sido muito gratificante. A possível primeira audição no Brasil do Réquiem de Luigi Cherubinni, por exemplo, é uma obra fascinante que mostra o tamanho de nossa escola”, afirmou Fausto. “Da mesma forma, as obras como ‘Carmina Burana’, a 9ª Sinfonia de Beethoven, se juntam a outros trabalhos como apresentações com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, que faremos neste ano, e espetáculos infantis, os coros de óperas...”, enumerou ele.

O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e é formado por cerca de 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição. O grupo oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. Ele vem realizando apresentações importantes de repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas. 

Em 2011, junto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, apresentou a cantata cênica “Carmina Burana”, de Carl Orff, na série de concertos TUCCA, na Sala São Paulo – projeto que será reapresentado neste ano de 2013. Em 2012, no mesmo projeto, realizou a “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125 – Coral”, de L. Beethoven, com espetáculos em três cidades do Estado de São Paulo.

Também nos últimos anos, o Coro Sinfônico vem se destacando em produções do Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. O grupo apresentou as óperas “Dido e Enéas”, de Henry Purcell (2009); “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi, e “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011); e “Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck (2012). Em 2013, registra apresentações com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob regência de Isaac Karabtchevsky.

Beatles
A banda de rock/pop considerada por muitos a melhor e mais influente da História teve origem em Liverpool, em julho de 1957, quando Paul McCartney (contrabaixo) ingressou na banda de John Lennon (guitarra base) chamada The Quarry Men. Em março do ano seguinte George Harrison (guitarra solo) aderiu ao grupo, e Ringo Starr (bateria) entrou apenas em agosto de 1962, ano em que, já com o nome definitivo “The Beatles”, trocadilho entre beetle (besouro) e beat (batida, ritmo) finalmente gravaram seu primeiro single, Love me Do, que foi lançado em outubro e deu início à meteórica carreira do grupo, de enorme sucesso mundial até sua dispersão em 1970. Além da qualidade como músicos, da criatividade como compositores e da crescente sofisticação de seu trabalho, os Beatles se destacaram também pelas inovações de estúdio, gráficas e até de estilo visual, que influenciaram tanto seu enorme público quanto as inúmeras bandas que seguiram sua trilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário