sábado, 11 de maio de 2013

Concerto para crianças desvenda o universo da percussão

O universo da percussão será desvendado em dois concertos didáticos agendados para os próximos dias 22 e 24, no Conservatório de Tatuí. As apresentações são gratuitas e serão promovidas às 10h30 (dia 22) e 14h (dia 24), pelo Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí.

Vassouras, caçarolas e sprays são alguns dos objetos inusitados que serão utilizados pelo grupo coordenado por Luis Marcos Caldana. A ideia é apresentar os instrumentos tradicionais de percussão e, principalmente, atrair a atenção dos pequeninos para as diferentes possibilidades de performance em percussão.

O uso do corpo e de objetos como instrumentos percussivos estarão presentes em diferentes obras. O programa começa com uma surpresa: a presença do cavaleiro Zorro
na apresentação da obra de Giacomo Rossini, “Willian Tell Overture”, imortalizada no seriado do mascarado.
Em seguida é a vez da obra “Dragoon” (de Lynn Glassoc), mostra figuras sagradas do horóscopo chinês, tão presentes nos desenhos animados da atualidade.
O concerto fará ainda homenagem a Camargo Guarnieri – compositor nascido na cidade de Tietê -, com a apresentação da obra “Estudo para Instrumentos de Percussão”, primeira peça escrita no país exclusivamente a essa família de instrumentos.

A segunda parte do concerto utilizará objetos pouco convencionais. As caçarolas estão na obra “Música para Caçarolas”, de Hermeto Pascoal. Já as vassouras ganham destaque na obra “Brooms Hilda”, de C. Crockarell.

O concerto ganha vida com a simulação de uma mudança de casa: utensílios domésticos e situações características serão apresentadas em “Moving”, de R. Anderson. E, para encerra, o corpo como instrumento de percussão será utilizado em “Scherzo sem Instrumentos”, de W. Schinstine.

"Preparamos um concerto que irá divertir e, ao mesmo tempo, ensinar. Queremos envolver as crianças e difundir a música para percussão”, disse o coordenador do grupo Luis Marcos Caldana.

As apresentações didáticas fazem parte das ações de cada grupo pedagógico-artístico do Conservatório de Tatuí. O intuito é, principalmente, a formação de público. “Temos realizado uma série de apresentações didáticas, em diferentes formatos. Todas, em geral, têm tido excelentes resultados”, destaca o assessor artístico Erik Heimann Pais.

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Em atividade por mais de três décadas ininterruptas, é o mais antigo grupo do gênero no país. Criado em 1975, com objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, algo raro no país. Com isso, os instrumentistas poderiam obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação em grupo. Ao longo de sua história, já contou com mais de 200 percussionistas-integrantes. Além de executar clássico e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança. Em 2006, lançou o primeiro CD "30 Anos de História", com objetivos de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos ou as festejadas obras contemporâneas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário