sábado, 27 de abril de 2013

Definidas etapas para implantação do Centro de Hemodiálise em Tatuí

Pacientes da UTI serão os primeiros beneficiados com o sistema de filtragem de sangue

Mais um projeto do plano de governo do prefeito José Manoel Correa Coelho começa a ser estruturado a partir da próxima segunda-feira, 29. Trata-se do Centro de Hemodiálise que teve suas etapas de implantação definidas em reunião realizada na última quinta-feira, 25, no gabinete do chefe do Executivo.

Participaram do encontro, o próprio Manu, o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso, a provedora da Santa Casa de Tatuí, Naneti Walti de Lima, além dos médicos nefrologistas Alcir Weiller Ferrari e Alessandra Bonilha Gonçalves.

O primeiro passo para a implantação do projeto será o fornecimento do serviço de hemodiálise na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da própria Santa Casa, que contemplará os pacientes em estado grave, em especial, os que sofreram acidentes que comprometeram o rim ou tem comprometimento das funções renais. “Trata-se de um atendimento que hoje não é realizado e certamente poderá salvar muitas vidas”, explicou Barusso.

Uma análise técnica acompanhada de medição será realizada já na próxima semana para averiguar o espaço necessário para instalação dos equipamentos de dialise. Após a instalação do sistema, um ambulatório será implantado no local, através de parceria entre os profissionais da área médica, Prefeitura e Santa Casa. O projeto já está em fase de elaboração.

Enquanto isso, Manu e sua equipe articular junto ao Ministério da Saúde e a DRS – Divisão Regional de Saúde – de Sorocaba o credenciamento para o atendimento gratuito dos pacientes assistidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que hoje precisam se deslocar a outras cidades. “Demos a largada a esse projeto ambicioso e de indiscutível abrangência social. Queremos dar mais dignidade e conforto aos pacientes que sofrem com problemas renais. São estágios iniciais de uma negociação demorada, mas que, com muita obstinação e força de vontade, irá desembocar na implantação de um centro especializado no tratamento de rins”, argumentou o prefeito. [Foto: Evandro Ananias /Divulgação / Prefeitura de Tatuí]
Hemodiálise - A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário