quarta-feira, 6 de março de 2013

Tatuí terá partidas de futebol americano pela primeira vez

Evento federado reunirá Corinthians, Portuguesa, Santos e Sorocaba, no próximo domingo

Um esporte ainda pouco difundido no Brasil, mas que gera muita curiosidade por parte do público. Pela primeira vez em sua história, Tatuí receberá uma partida de futebol americano. Melhor: o município assistirá no próximo domingo, 10, a uma rodada dupla do campeonato oficial da Fefasp (Federação de Futebol Americano do Estado de São Paulo), a Supercopa Paulista. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a entidade, a Prefeitura de Tatuí e o Sindicato dos Metalúrgicos, que cedeu seu clube para a disputa.

O presidente da Federação, Guilherme Piunti, esteve na última quinta-feira, 28, no município para formalizar a atração, junto ao prefeito José Manoel Correa Coelho, com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Coelho, com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, e com o diretor sindical, João de Lima Filho. “A Fefasp surgiu em 2012 com o objetivo de levar o esporte também ao interior do estado. Em seu primeiro ano, tivemos 9 times. Hoje, esse número dobrou, são 18 equipes que disputam o campeonato, além de outras quatro já em fase de estruturação”, comentou Piunti.

A Federação realiza ainda projetos sociais, através de escolinhas de esporte voltadas a crianças e jovens de várias idades. O esporte funciona ainda como forma de integração e de promoção da disciplina, além da valorização da boa forma e do bem estar, por meio da prática esportiva. “O futebol americano é um esporte absolutamente democrático, independe de idade ou biótipo. Temos atletas com idades que variam entre 17 e 50 anos, jogadores baixos, altos e de pesos diferentes. Todos são necessários dentro de campo, pois cada um cumpre uma função tática específica, por isso a única exigência é um absoluto senso coletivo”, explicou o dirigente.

Apesar da novidade, a bola oval não deverá causa estranhamento entre os torcedores já que a rodada terá a participação de três grandes clubes do futebol paulista que ganharam sobrenomes apropriados para a modalidade. O primeiro jogo, previsto para as 10 horas, será entre Corínthians Steamrollers e Portuguesa Rhynos. O time de Parque São Jorge é o atual campeão invicto da competição. Na sequência, às 14 horas, a disputa fica entre Santos Tsunami e Sorocaba Nemesis, time da região que participa do campeonato pela primeira vez.

O ingresso para assistir a partida é um quilo de alimento não perecível. Toda a renda será revertida para o Fundo Social de Tatuí. O clube do Sindicato dos Metalúrgicos fica na estrada Tatuí-Americana.
História - O futebol americano surgiu de uma série de três jogos entre as Universidades de Harvard e Yale, em 1867. Nesta época não existiam regras universais, as equipes jogavam alterando as regras para que ambas tivesse uma chance justa de vencer.

Já em 1876, Yale, Harvard, Princeton e Columbia formaram a Associação de Futebol Interuniversitária, que usava as regras de rugby, com apenas uma diferença na atribuição de pontos.

Em 1892, foi introduzido o sistema de downs para contrariar a estratégia de Princeton e de Yale de controlar a bola sem tentar concretizar os pontos.

Através da NFL (National Football League), o esporte ganhou reconhecimento mundial e hoje coleciona fãs na Europa, Ásia e América Latina. Seus jogos são transmitidos para mais de 160

países e o seu principal evento, o Super Bowl, ocupa nove das dez maiores audiências da TV norte-americana.

Em 1998 foi fundada a IFAF (International Federation American Football) para gerenciar o futebol americano pelo mundo, tendo mais de 60 países filiados, e organizar a Copa do Mundo de Futebol Americano, que acontece a cada 4 anos e em 2011 foi disputada na Áustria.

No Brasil - O esporte começou a ganhar alguma popularidade no Brasil no final dos anos 90, graças às transmissões feitas pela televisão, entre 1994 a 1998. Atualmente alguns canais fechados, transmitem os jogos da temporada NFL , de domingo e segunda-feira.

Com isso o esporte começou novamente a firmar a sua popularidade no Brasil, tendo a criação de diversos times, e consequentemente diversas entidades que buscam a formação de atletas, organização de campeonatos e início de profissionalização do esporte no país.

Um comentário:

Diih Fly disse...

Futebol Americano é apaixonante e acredito no seu crescimento constante no Brasil. É um esporte de estrategia e conquista de território que engloba todos os tipos de pessoas! Fascinante!

Postar um comentário