sábado, 2 de março de 2013

Solos de saxofones são destaques hoje em Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região
A Banda Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical 'Dr. Carlos de Campos', em Tatuí, faz a primeira apresentação deste ano de 2013 na noite de hoje, sábado 2. O concerto será realizado a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira. Os ingressos podem ser adquiridos a partir das 18h ao custo de R$ 12. Idosos, estudantes e aposentados pagam R$ 6.

Sob regência de Dario Sotelo, o grupo fundado há duas décadas faz sua estreia anual com obras de Mozart (Serenata para Sopros KV 388 em Dó Menor); Villa-Lobos (Fantasia para Saxofone Soprano, Trompas e Orquestra de Câmara), com transcrição de João Victor Bota e solos de Rafael Migliani; Igor Stravinsky (Sinfonias para Instrumentos de Sopros); Fernando Morais (Canção sem Palavras para Saxofone e Banda), com solos de Erik Heimann Pais; e Claude Smith (Sinfonia n. 1 para Banda Sinfônica).

O concerto faz parte da série da série “Boas-Vindas”, organizada pela instituição como forma de receber os alunos dos mais diferentes setores e reiniciar os concertos abertos à comunidade.

Os solistas da noite têm atuação destacada no Conservatório de Tatuí. Erik Heimann Pais é assessor artístico da instituição e desenvolve sólida carreira como solista. Já Rafael Migliani é professor do curso de saxofone do Conservatório de Tatuí, chefe do naipe de saxofones da “Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí” e integrante do “Quarteto de Saxofones SaxBrasil”.

O programa, de acordo com o maestro Dario Sotelo, “antecipa as múltiplas direções artístico-musicais do ano”. “Mozart nos leva de volta à metade de 1700 quando entretinha suas plateias informais com Serenatas e Divertimentos, estabelecendo altíssimos parâmetros musicais neste gênero musical já existente na Europa, música noturna e divertimentos para os nobres. Com as obras de Villa-Lobos e Fernando Morais, marca-se a importância dos vários solistas que atuarão frente a Banda Sinfônica, com repertórios os mais diversos e interessantes”, disse Sotelo.
A "Sagração à Primavera" do russo Stravinsky é uma das mais importantes e marcantes obras da história da música orquestral e sinfônica e tem o centenário de estreia celebrado em 2013.

Sobre “Canção sem Palavras” destacou Fernando Morais “Em 2012, fiz a adaptação desta obra para o saxofone alto e em 2013 a versão para banda sinfônica, a pedido do solista Erik Heimann”.

Serviço
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Sábado – 2 de março de 2013 – 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário