quarta-feira, 13 de março de 2013

Simulador de ações do Valor premia estudante de Tatuí

G1 Economia - Valor OnLine - O estudante Bruno Vieira, de 21 anos, recebeu nesta quarta-feira a premiação pela primeira colocação na disputa do simulador de compra de ações do Valor de 2012. Com rentabilidade virtual de 1.110,9%, Vieira superou 6.014 concorrentes e, como prêmio, ganhou um automóvel Fiat Palio Attractive 1.4 4P.

A vitória no 'Valor em Ação' foi conquistada com operações agressivas de compra e venda de ações durante um mesmo pregão, o 'day-trade', no jargão do mercado financeiro. A preferência recaia sobre papéis que enfrentavam períodos turbulentos, exibindo oscilações agudas em um único dia. 'Consegui bons ganhos com papéis da PDG Realty, Vale, HRT e de elétricas', conta Vieira, que mora em Tatuí. 'Hoje, eu provavelmente estaria de olho nas ações da Petrobras e da OGX, que estão oscilando bastante'.

Por ora, apesar do bom desempenho no simulador, ele não se arrisca no universo real dos investimentos. O motivo? A simples falta de dinheiro. 'Para operar na bolsa com estratégia idêntica a utilizada no simulador teria que ter uns R$ 100 mil. Isso traria um conforto do lado emocional. Com menos recursos, qualquer perda já poderia me abalar. Controlar as emoções é fundamental para operar na bolsa', afirma Vieira, que trabalha como analista de mercado em uma empresa de crédito e estuda gestão empresarial.


O estudante afirma que pretende seguir carreira no mercado financeiro. Ele planeja tirar as certificações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) ? CPA-10 e CPA-20 ? destinadas a quem quer atuar em agências bancárias na oferta de aplicações financeiras a investidores. Outra meta é se tornar um agente autônomo de investimentos, profissional que faz o meio campo entre as corretoras de valores e os investidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário