sábado, 30 de março de 2013

Shacman começa a fabricar caminhões em Tatuí ainda em 2013

CARGA PESADA - 30/03/2013 |  Ao inaugurar em Cuiabá sua primeira revenda no Brasil, a montadora de caminhões chinesa confirmou que a fábrica em Tatuí ficará pronta ainda neste ano.

“O prédio já está pronto, estamos na fase de montagem dos equipamentos da linha de produção.” A frase é do presidente da Schacman no Brasil, Reinaldo Reis Vieira. Durante inauguração da primeira loja da marca, em Cuiabá, os representantes da montadora chinesa de caminhões garantiram que a fábrica em Tatuí (SP) estará funcionando até o fim do ano.

“Importamos 100 caminhões da China e pretendemos, a partir do funcionamento da nossa unidade de produção, em Tatuí, nacionalizar a marca, ou seja: alcançar os 65% de peças e componentes produzidos no Brasil. Atualmente já estamos com 45%”, disse o engenheiro João Comelli, responsável técnico pela fabricação do Shacman no País. Segundo ele, a linha de montagem será composta por células e deverá produzir em média três caminhões da marca por dia.

A área da fábrica da Shacman no Brasil ocupa 53 mil metros quadrados, sendo 12 mil metros quadrados de área coberta. “Nossa previsão é colocar a fábrica em pleno funcionamento, ainda neste primeiro semestre”, informou Reis. Desenvolvidos em parceria com empresas americanas e europeias, os veículos da Shacman serão comercializados no mercado nacional com configuração 4×2 e 6×4. O objetivo da marca é conquistar 2% desses segmentos em dois anos.

Os modelos adaptados para o território nacional possuem motor de 385 e 420 cavalos de potência, tendo como base a plataforma de motores Cummins ISM de 11 litros, Common Rail, eixos MAN com redução nos cubos e transmissão Eaton, de 12 velocidades, ou Fast, de 16 velocidades, ambas com over drive.

A estratégia de negócio da empresa no País engloba, inicialmente, a instalação de 21 revendas em todo o território nacional. “A rede deverá cobrir todas as regiões, mas apresentará uma maior concentração nas regiões Sul e Sudeste”, informou Reis.

A chinesa oferecerá cinco configurações dos veículos para atuar nos segmentos de mineração, construção, madeira e cana, entre outros.  A representante da fabricante chinesa informou que, em plena operação, ampliará o portfólio de produtos no país. Os valores de comercialização dos caminhões não foram revelados, mas o diretor da revenda de Cuiabá, Gilmar Golim, garante que o preço é altamente competitivo e atraente. “Vamos oferecer um produto de alta tecnologia com um valor, posso assegurar, até 20% menor que a concorrência”, disse Golim.

No Brasil, a Shacman é representada pela Caminhões Metro-Shacman do Brasil Importadora e Distribuidora, que tem a responsabilidade da distribuição dos caminhões e peças para todo o mercado brasileiro através de uma rede que deverá totalizar 30 concessionárias completas, estrategicamente distribuídas pelo território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário