sexta-feira, 1 de março de 2013

Sesi expõe fotos sobre festival japonês em Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região



Uma exposição gratuita que reúne fotos do Tanabata Matsuri, uma festa da cultura japonesa, é promovido até domingo 3 no Sesi de Tatuí. O evento expõe a obra do fotógrafo paulistano Arthur Fujii.

O Tanabata Matsuri é uma festa realizada na sétima noite do sétimo mês do calendário lunar. Originado há dois mil anos no Japão, ele conta a história de um casal de estrelas apaixonadas, que se encontram somente uma vez no ano, na noite em que o festival foi realizado.

A mostra exibe fotos coloridas que traduzem em imagens o espírito e a beleza da tradicional comemoração japonesa. No Brasil, o evento acontece anualmente no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde foram registradas as fotos durante cinco festivais, de 2007 a 2011.

O festival é uma oportunidade para saudar a busca da sabedoria e o aprimoramento das capacidades individuais. As pessoas escrevem seus desejos ou de familiares em tiras de papéis coloridos, chamados tanzaku, e as penduram em bambus na esperança de serem realizados. As imagens retratam a fé e o encontro de diferentes gerações.

Arthur Fujii busca compartilhar os encantos da festa desde 2007, quando a redescobriu no bairro da Liberdade. “Quero aproximar as pessoas da cultura japonesa e demonstrar os sentimentos e as expressões de outras pessoas produzindo sua própria arte, no momento exato em que deixam evidentes suas crenças”, destaca.

O Sesi do município fica na Avenida São Carlos, n. 900, Bairro Dr. Laurindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário