sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeito Manu reivindica criação do Museu da Música

Tatuí recebeu nesta quinta-feira 22 a visita do secretário de Estado da Cultura. Marcelo Mattos Araújo esteve pela primeira vez no município conhecendo alguns equipamentos públicos relacionados ao setor. Logo pela manhã, esteve no Museu Histórico Paulo Setúbal, onde pode conhecer o acervo e as melhorias estruturais realizadas pelo Governo do Estado na Praça Manoel Guedes.

Em seguida, Araújo e sua comitiva visitaram o prefeito José Manoel Correa Coelho. No gabinete, trataram de parcerias e novos investimentos, de programas compartilhados e da atividade cultural agregada ao turismo. Manu entregou ao secretário uma série de reivindicações, entre as quais o aprofundamento da parceria entre a Prefeitura e o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, a realização de oficinais em especial para população mais carente e para segmentos especiais, como a melhor idade e os portadores de necessidades especiais, a liberação de instrumentos musicais para Banda Municipal e também para a Banda da Guarda Civil Municipal que vem sendo objeto de estudos da nova administração do município. “Pedimos também que a Secretaria ofereça cursos e oficinas de capacitação para que os servidores da área, para que os agentes e produtores culturais do município possam conhecer um pouco mais sobre o Programa de Aceleração Cultural (ProAc) e a Lei Estadual de Incentivo a Cultura, ferramenta fundamentais para viabilização de novos projetos”, explicou Manu.

Outro ponto central das discussões foi a instalação do Museu da Música, um dos itens principais do plano de governo do atual prefeito, que agregaria valor ao produto cultural do município alinhado ao turismo musical. “Em análise preliminar, a estrutura se utilizaria de prédios históricos do município, já tombados, com aval e participação ativa do Conservatório e concepção artística similar aos renomados e já consagrados Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol. Aproveitamos a formação do nosso secretário, que é especialista em museologia, para sensibilizá-lo sobre esse investimento importantíssimo”, enumerou o prefeito.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Coelho, também participou da recepção ao secretário e encaminhou demandas relativas à criação de um novo projeto de estímulo a leitura. Também fez parte da pauta, a conclusão do processo de municipalização do Museu Paulo Setúbal – que deverá acontecer ainda em 2013, com ajustes burocráticos e doação formal dos bens pertencentes à família Setúbal. (foto: Evandro Ananias/Prefeitura de Tatuí)
Por fim, antes de seguir para o almoço com Manu e Ana Paula, o secretário adiantou algumas medidas de incentivo ao Conservatório de Tatuí que deverá ter uma nova sede construída às margens da SP-127, nas proximidades do alojamento hoje existente para os alunos. “O Conservatório merece atenção especial e investimentos, pois extrapolou os limites da cidade, hoje é um patrimônio do estado e do país. Não se pode negar que é o maior e mais importante no Brasil”, finalizou Araújo que encerrou a agenda em Tatuí visitando a escola de música.

Currículo - É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. É especialista em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Advogado e museólogo, foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2002 e abril de 2012, posto que deixou para assumir o cargo de secretário. Foi diretor do Museu Lasar Segall, também em São Paulo. Colabora com várias instituições museológicas no Brasil e no exterior, tendo atuado como assessor da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, em São Paulo. Foi professor do Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Foi presidente da Associação Paulista de Museólogos (1987), do Conselho Regional de Museologia de São Paulo (1989), membro do Conselho Federal de Museologia e do Conselho Executivo do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus. É membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo e da Fundação José e Paulina Nemirovsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário