quinta-feira, 7 de março de 2013

Grupo especializado em música antiga elege obras de cinco séculos diferentes para primeiro concerto do ano

Ensemble de Performance Histórica faz apresentação gratuita no Conservatório de Tatuí

O Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí faz apresentação gratuita na próxima quinta-feira, 14, às 19 horas, no Salão Villa-Lobos, nas dependências do Conservatório de Tatuí, à Rua São Bento, 415.

Coordenado por Selma Marino, o grupo especializado em música antiga apresentará recital dentro da “Semana de Boas-Vindas”, voltada aos alunos e à comunidade. Serão apresentadas peças dos séculos XIII, XIV, XVI, XVII e XVIII. O programa da noite é composto por danças, villancicos e sonatas - formas musicais muito importantes desses períodos. Para interpretar o repertório, os músicos utilizam flautas adequadas a cada período e também um saltério.

O grupo pretende resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o grupo busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos.
Serão apresentadas as obras “Notas” (de compositor anônimo inglês, século XIII), “Bel Fiore Dança” (de compositor anônimo italiano, século XIV), “Dime, robadora”, “Que todos se passan en flores” e “Yéndome y viniendo”, (de Cancioneio de Upsala, século XVI), “Sonata II em Dó menor” (de Gottfried Finger) e Sonata II em Ré Maior (de Johan Joachim Agrell).
O Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí iniciou suas atividades no ano de 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados conforme o programa a ser apresentado. Neste primeiro recital, somente os professores se apresentam, por conta dos alunos bolsistas estarem em período de ensaios. O recital contará com os músicos José Carlos Pires (flautas doces e traverso) e Selma Marino (flautas doces, saltério e traverso).

SERVIÇO
Recital Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
14 de março . Quinta-feira . 19h00
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário