quarta-feira, 20 de março de 2013

Everton Cardoso faz apresentação ao piano na terça-feira 2

O Conservatório de Tatuí sedia na terça-feira, 2 de abril, às 19h, recital de conclusão de curso de aperfeiçoamento em piano do aluno Everton Cardoso. A apresentação gratuita será no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415.

No recital, o aluno, que finaliza o curso de aperfeiçoamento em piano clássico do Conservatório de Tatuí, apresentará obras de F. Liszt (Rapsódia Húngara nº 5 - “Héroïde-Elégiaque” e Rêve d’Amour – Noturno nº 3), L.V. Beethoven (Sonata Op. 31 nº 2 – “Tempestade”), F. Chopin (Noturno Op. Póstumo em Dó Sustenido menor e Estudo Op. 10 nº 12 – “Revolucionário”) e S. Prokofiev (Sonata Op. 1 nº 1 em Fá menor). O recital é coordenado pela professora Cristiane Bloes, com orientação do professor Juliano Kerber.

Natural de Campinas, Everton Cardoso recebeu orientações de professores como Martin Munch (Alemanha), Guigla Katsarava (Georgia/França), Enrique Graf (Uruguai/EUA), Eduardo Monteiro (Brasil), Gilberto Tinetti (Brasil), Ney Fialkow (Brasil), Christian Ruvolo (Itália/Alemanha), Elisabeth Wright (EUA), Carine Zarifian (França), dentre outros.

Cardoso também formou-se em piano clássico pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – EMESP (2010) e estudou cravo no Conservatório de Tatuí (2009). Participou de diferentes eventos pedagógicos e artísticos. Ministra aulas particulares de piano e teclado desde 2004 e trabalhou como pianista correpetidor particular de canto durante dois anos, além de ter tocado em Encontros de Corais realizados em Campinas, Capivari e Monte Mor.

Atualmente é aluno bolsista como pianista correpetidor no Conservatório de Tatuí. Fez diversas apresentações no Auditório do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – EMESP e no Conservatório de Tatuí, destacando-se a atuação solo frente à Orquestra Sinfônica Jovem em 2012.


Curso de Piano - Um dos mais tradicionais da instituição, o curso teve sua primeira classe de alunos formados no final da década de 50. Grandes pianistas atuantes no cenário musical nacional e internacional construíram suas carreiras com base no ensino de excelência proporcionado pelo Conservatório de Tatuí. Nesse sentido, diversas pesquisas indicam que os alunos de piano dessa instituição têm obtido importantes premiações nos principais concursos nacionais, sem deixar de citar a grande relação com a área acadêmica com o frequente ingresso nas principais universidades estaduais e federais do país.

O curso está fundamentado em uma ampla visão do campo de atuação do pianista aliada a uma especialização suficiente, ou seja, prioriza a formação de um músico reflexivo e dinâmico, capaz de atender às demandas impostas pelas transformações econômicas, sociais e do mercado de trabalho atuando como solista, camerista, correpetidor e/ou participando de grupos de diversas formações como orquestras e bandas sinfônicas.

O curso de piano regular tem seu conteúdo programático distribuído em 18 semestres, sendo que os dois primeiros correspondem ao preparatório. Após a conclusão do 18º semestre o aluno pode iniciar o curso de aperfeiçoamento (estruturado em quatro semestres). O curso de aperfeiçoamento é concluído com um recital e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em forma de artigo, ensaio ou monografia com tema relacionado à atividade pianística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário