domingo, 10 de março de 2013

Edu Piano completa a primeira etapa e aprova a adrenalina da Fórmula Truck

Neste domingo, 10, o pentacampeão dos ralis Edu Piano, da Equipe Território Motorsport, de Tatuí, fez sua estreia na Fórmula Truck e acelerou no pelotão dos gigantes do automobilismo na abertura da temporada 2013, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, Rio Grande do Sul. Após 27 voltas, Piano terminou na 15ª posição, entre os 23 pilotos inscritos na etapa.

Acostumado a competir na terra, o paulista pilotou pela primeira vez o Ford Cargo, de número 44, de cerca de 4 toneladas, e sentiu a adrenalina das pistas, num circuito cheio de curvas de alta velocidade. "Nosso primeiro objetivo foi cumprido que era completar a prova e foi muito prazeroso acelerar no asfalto, ainda mais em um campeonato tão competitivo como é a Fórmula Truck", afirma Piano.

Não fosse o desgaste natural dos pneus ao final da corrida, Piano quase conseguiu chegar na 14ª posição e pontuar. "Este é um ano de aprendizado e estou me adaptando ao caminhão e à pista. A evolução da classificação só vem com o tempo e nosso trabalho está focado na durabilidade do caminhão para terminar todas as etapas", explica o piloto.

Segundo Piano, não fosse a dedicação e o trabalho intenso da equipe para sua estreia em Tarumã, os ajustes finais no caminhão não seriam possíveis, porque enfrentaram alguns incidentes durante a montagem do equipamento. Mas agora, as atenções se voltam para a preparação da próxima etapa, no mês que vem.

O GP Petrobras, disputado no Rio Grande do Sul, foi válido pelo Campeonato Brasileiro e o Campeonato Sul-Americano da Fórmula Truck. A segunda etapa será em terras paranaenses, em Londrina, no dia 7 de abril. No total são dez etapas até dezembro, quando a Fórmula Truck termina em Brasília (DF). Mais informações www.formulatruck.com.br
Trajetória - Piano começou a pilotar caminhões em 2007 no Rally Cross Country e, desde então, se interessou pela Fórmula Truck, mas era apenas um espectador. Em 2013, conseguiu viabilizar o projeto e disputará o campeonato com equipe própria. O piloto leva para as pistas a bagagem adquirida no ralis como piloto, chefe de equipe e preparador de veículos (carros e caminhões) de competição. São 17 participações consecutivas no Rally dos Sertões, segundo maior rali do mundo, do qual é pentacampeão, na Geral dos Carros (2005), e quatro nos Caminhões (2007/2008/2009/2011), entre outros títulos conquistados em dezenas de campeonatos e provas nacionais.

As empresas parceiras da Equipe Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior paulista, são: Ford Caminhões, Gafor Logística, Garrett, Cummins, Eaton, Truckvan, Eco Pads, Knorr-Bremse, Frum, Meritor, Mastra, Plato Diesel, Cooler e Kongsberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário