quarta-feira, 6 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher terá exposição, dança, apresentações musicais e stand da saúde

O Dia Internacional da Mulher será celebrado com extensa programação preparada pela Prefeitura. As atrações, sempre gratuitas, acontecerão durante toda a sexta-feira, 8 de março, na Praça da Matriz, com foco na saúde, na cultura e no lazer.

O evento começa às 10 horas com a mostra “A Arte da Mulher Tatuiana”, exposições de telas de diversas artistas locais, incluindo trabalhos das fotógrafas Ilza Eleutério e Patrícia Maria Moraes.

A Secretaria Municipal de Saúde terá stand próprio para realização de exames preventivos, como glicemia, pressão arterial, medida de circunferência abdominal, orientações sobre câncer de mama e de colo de útero, além de aconselhamentos relativos às doenças sexualmente transmissíveis.

O Fundo Social de Solidariedade também irá expor e comercializar os produtos fabricados pelo curso de panificação artesanal, enquanto grupos de dança da escola Rosinha Orsi, academia do Clube de Campo e a Rit´s farão apresentações muito especiais a partir das 15 horas. Já as atrações musicais ficarão a cargo do grupo Seresteiros com Ternura e da cantora Evelise, que trará repertório voltado à MPB.
Origem da data - O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data comemorativa para lembrar feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pelas mulheres de todo o planeta. Está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, a partir de justiça social e igualdade. No século XVIII, por exemplo, as mulheres eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de mais de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças. A partir da Revolução Industrial, em 1789, as reivindicações tomam maior vulto, com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida apenas por mulheres. A polícia reprimiu a manifestação com muita violência, fazendo com que as operárias se trancassem dentro da fábrica. O local pegou fogo e as tecelãs pereceram carbonizadas. Em 1910, durante a segunda Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, oficializou-se a data como “Dia Internacional da Mulher”, prestando uma justa homenagem às operárias mortas no incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário