terça-feira, 12 de março de 2013

Corinthians e Santos vencem em rodada inédita de futebol americano em Tatuí

A bola não é redonda. Parece um ovo. É feita com o mesmo tipo de couro usado nas bolas de basquete e pesa entre 200 e 400 gramas. Apesar da grama, o campo não é nada convencional. Sequer as demarcações. A partida também é diferente. O jogo divide-se em quatro tempos de 15 minutos, com interrupções de relógio a cada parada de lance. Cada equipe tem 53 jogadores, mas apenas 11 ficam em campo a cada lance. Não há limites para substituição. Há especialistas no ataque, outros que só defendem, outros que só lançam, outros que só chutam. Esse é o futebol americano que, cada vez mais globalizado, desembarcou em Tatuí, pela primeira vez na história, no último domingo, 10, em rodada dupla realizada no Clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí.


E o esporte é mesmo capaz de empolgar a torcida, até por seu caráter democrático: no mesmo time há espaço para diversos biotipos. Qual outra modalidade permitira juntar um atleta como Kleber de Souza Brito, jogador do Sorocaba Nemesis, que tem com 1,98 de altura e pesando 135 quilos; e David Charles Brito, que mede 1,65 metro e pesa 57 quilos. “O tamanho impõe respeito, o adversário pensa duas vezes antes de vir pra cima de mim”, diz o defensor Kleber. “A agilidade permite que eu acerte os chutes iniciais”, rebateu o David, responsável exclusivamente pelo chute inicial da partida. Ambos, atletas do Sorocaba Nemesis.

Mas, a equipe da região sucumbiu diante da maior experiência do Santos Tsunami, que estreia esse ano no campeonato da Federação de Futebol Americano de São Paulo (Fefasp). Para o técnico do Peixe, Rodrigo dos Santos Galvão, o segredo é acertar os passes e fazer um jogo sem riscos. A tática deu certo e depois de uma hora de muita trombada, a partida terminou com 13 a 0 para a equipe da baixada.

O segundo jogo mostrou a supremacia da equipe do Corinthians, que no futebol americano recebe o sobrenome de Steamroolers. Confirmando o favoritismo, os Steamroolers de Parque São Jorge venceram a Portuguesa Rynos por 35 a 0.  om quatro campeonatos conquistados nos últimos dois anos e 28 jogos de invencibilidade, a equipe alvinegra busca o tricampeonato estadual. Na equipe, o ator e apresentador Alexandre Frota é um dos destaques e leva a sério o esporte. “Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe, a gente não acredita em bola perdida, nós criamos as oportunidades no jogo. É um orgulho estarmos aqui em Tatuí divulgando esse modalidade tão interessante”.

O domingo de muita festa e esporte teve também a apresentação das tradicionais “sheleaders” – líderes de torcida - e a participação do prefeito José Manoel Correa Coelho, que deu o pontapé inicial e recebeu uma homenagem da Fefasp. Também participaram do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Coelho, que recebeu os alimentos que foram arrecadados com a troca pelos ingressos, o secretário de Administração, Marcos Rogério de Campos Camargo, Marcos Quadra, e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior. “Foi uma experiência inédita e muito bem sucedida. Tatuí tem tudo para se tornar um centro de referência do esporte na região. Já na próxima semana, conversaremos com os membros da Federação Paulista para conceber um projeto conjunto, para formação de escolinhas e futuramente de uma equipe que represente a nossa cidade”, finalizou Miguel. Foto: Comunicação Tatuí / Evandro Ananias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário