sexta-feira, 1 de março de 2013

Cinema é o destaque de março no Museu Histórico Paulo Setúbal em Tatuí

Programação inclui mostra alternativa e oficina sobre a música na sétima arte

O Museu Histórico Paulo Setúbal apresenta uma programação especial voltada ao cinema, através de uma parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS). Durante todo mês de março, oferece gratuitamente à população duas opções de filmes nacionais. A ideia é fomentar o chamado circuito alternativo de cinema, com filmes que não são distribuídos e veiculados nos meios comerciais.

Um dos destaques é “Imminente Luna”, curta-metragem dirigido por Mauricio Lanzara, com Raul Corte, Bruno Alves, Emílio di Biasi e Luís Melo no elenco. O roteiro conta a história de Ernesto e Mathias, dois amigos que dividem um quarto num asilo. Ernesto não sai da cama. Mathias olha para fora e conta histórias que vê. Ernesto, rabugento e introspectivo, vai aos poucos se envolvendo nas histórias que Mathias lhe conta. A classificação etária é 12 anos.

Outro filme que será exibido é o longa-metragem “Canta Maria”, dirigido por André Klotzel, estrelando Selton Mello e Ana Lucia Torre. A trama, indicada para maiores de 14 anos, se passa no nordeste brasileiro, mais precisamente nos anos 30. A narrativa tem como amarração os amores de Maria. Uma órfã que se apaixona por Filipe, uma amansador de cavalos que vive num sítio com seu sobrinho, Coriolano, que surpreendentemente se encanta pela jovem. A história é baseada nos rompantes de ciúme e paixão de Filipe, que gera conflitos e separações.

As sessões acontecem às 9h e às 14h, sempre de terça à domingo.

Oficina

Outro destaque da programação, realizada em parceria com o Mis, é a oficina “A Música do Filme – Das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema”, que será ministrada por Tony Berchmans, no dia 15 de março, das 18h às 22h.

O expositor convidado é engenheiro, pós-graduado Comunicação pela ESPM-SP, e desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, televisão, cinema e internet. É autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema” e participa de festivais nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil. Apresenta também o “Cena Sonora”, programa da rádio FAAP, que explora o universo da música dos filmes.

Segundo a diretora do Museu Histórico Paulo Setúbal, a artista-plástica Raquel Fayad, o objetivo é apresentar vários aspectos da música no universo cinematográfico. “Trata-se de um panorama completo sobre a história e a importância da música na narrativa, os compositores de trilhas sonoras, novos olhares e tendências de composição para o cinema contemporâneo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário