quarta-feira, 13 de março de 2013

Artistas de Tatuí representam o Brasil em projetos no exterior

Do G1 Itapetininga e Região

Três artistas de Tatuí estão representando o Brasil em projetos internacionais de arte na América Central e na Europa. Dois deles estão participando da formação de uma associação latino-americana de saxofonistas na Costa Rica, enquanto, uma artista plástica faz parte de uma exposição em Almería, na Espanha.

Marcos Pedroso e Erick Pais são os músicos que viajaram para a Costa Rica no domingo 10. Em entrevista ao Tem Notícias concedida durante um ensaio, Marcos contou como descobriu o instrumento dourado, que se tornou uma de suas paixões: “Eu vim pra Tatuí em 1986, e quando cheguei no conservatório, além do instrumento flauta que eu estava buscando, me foi oferecido o estudo do instrumento, e na época eu comprei um saxofone para tocar em carnavais, e resolvi então, encarar e estudar flauta e saxofone”, diz.



Depois de 27 anos de estudo e dedicação ao som do instrumento, Marcos conta que o convite para participar do Congresso da Aliança Latino Americana de Saxofonistas (Alaxax) 2013, é o resultado de um trabalho iniciado há dez anos atrás. “É decorrência de um trabalho que a gente iniciou em 2002, e que está rendendo frutos na América Latina”, reflete.

Já Erick, o outro saxofonista convidado, descreve que atua na música desde menino, e que vê a chance de participar do evento como uma grande oportunidade profissional. “Estamos muito contentes e esperando que isso seja um grande progresso, outros 22 países estarão presentes no evento”, afirma.



A artista plástica Raquel Fayad seguiu para a Espanha, na sexta-feira 8. Lá ela teve algumas obras selecionadas para participar de uma exposição de telas no Centro Contemporâneo de Arte, em Almería. “A arte está na minha vida. Aos cinco anos de idade comecei com a música e aos sete desenhava e pintava. Já fiz teatro e sou bailarina. Eu vivo na arte”, reflete Raquel.

A artista explica que neste ano a exposição deve homenagear as mulheres. Além dela, outra mulher da capital também vai participar do evento. Para ela, ver seu trabalho valorizado fora do país é a realização de um sonho que sempre acreditou. “É uma oportunidade que todo artista busca. Nós estamos sempre ligados para saber sobre as tendências. A ideia surgiu de uma amiga que disse: Raquel, acredite em seu trabalho no exterior. Busque salões e se inscreva”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário