sexta-feira, 1 de março de 2013

Ação Jovem começa o ano com 100 vagas a mais em Tatuí

Cursos profissionalizantes são a novidade para 2013

A Prefeitura de Tatuí e o Governo do Estado de São Paulo reativaram nesta terça-feira, 26, o Programa Ação Jovem no município com uma solenidade especial. O evento aconteceu no Auditório Maurício Loureiro Gama, do Núcleo de Educação Básica Municipal (Nebam) Ayrton Senna. Um dos destaques do ano é o aumento do número de vagas: 100 a mais em relação a 2012.

O Ação Jovem é um programa de transferência de renda voltado para jovens de 15 a 24 anos, com ensino fundamental ou médio incompleto e com renda per capita familiar mensal de até meio salário mínimo. O programa repassa uma bolsa mensal de R$ 80 para os jovens, como forma de incentivo para a conclusão da escolaridade e realização de cursos profissionalizantes.

De acordo com relatório recente divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a taxa de desemprego entre os jovens de 15 a 24 anos é bem maior do que a entre os adultos. Entre as conclusões do relatório, está a reclamação sobre o currículos, “considerados como muito teóricos” e pouco voltados às necessidades efetivas do mercado de trabalho. “A cada dia, a competição cresce no mercado de trabalho em um nível acirrado, e diante deste cenário, muitos jovens ficam de lado, por falta de capacitação profissional”, explicou o diretor do Departamento de Bem Estar Social e Cidadania, Marcio Fernandes Oliveira.

Em 2013, o projeto chega à sua capacidade máxima: 292 atendidos. Mas a novidade deste ano é a parceria com o Sindicato Patronal Rural que, através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), irá oferecer diversos cursos rápidos de capacitação e formação profissional, entre eles informática, marcenaria e serralheria. Também haverá reuniões mensais, onde serão abordados temas ligados à educação, trabalho e saúde, através de trabalho regular desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Segurança Pública, Vicente Menezes, participou do evento, representando o prefeito José Manoel Correa Coelho. Ele lembrou que os jovens terão destaque especial na atual administração. “estamos dando respostas à população, ampliando as vagas do Ação Jovem, por exemplo, e formatando projetos mais ousados como o Cursinho Pré-Vestibular Gratuito e a Internet Gratuita”, explicou.
Autoridades

Também participaram a coordenadora do Ação Jovem em Tatuí, Laurie Maria Garcia, a gestora municipal de promoção social, Josefina Berti dos Santos, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Coelho, o diretor de Vigilância em Saúde, Máximo Machado Lourenço, o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso, além dos vereadores Alexandre Bossolan, André Norbal, Antônio Marcos de Abreu, Dione Batista, Márcio Antônio Camargo, Rosana Nocheli Pontes e Valdecir Proença, além do presidente da Câmara Municipal, Oswaldo Laranjeira Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário