sábado, 16 de fevereiro de 2013

COM APOIO INSTITUCIONAL DO CASC, ORQUESTRA DE METAIS LYRA TATUÍ SE APRESENTA NA SALA SÃO PAULO


O Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça de São Paulo (CASC) convida magistrados e servidores para o concerto de gala da Orquestra de Metais Lyra Tatuí que acontece no próximo dia 17 (domingo), às 11 horas, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Santa Cecília, São Paulo). Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria, e cada pessoa pode retirar até cinco unidades. Além de cinco, será cobrado um preço de R$ 2 por ingresso excedente.

A ação da Orquestra Lyra de Tatuí tem o apoio do Tribunal de Justiça pelo seu envolvimento com responsabilidade social, cidadania e inclusão social com práticas sociais inovadoras – objetivos análogos aos do CASC – e a participação de um integrante da magistratura. Apoiada pelo juiz Marcelo Nalesso Salmaso, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Tatuí, que ministra aulas de trombone, a Orquestra de Metais Lyra Tatuí é composta por crianças que começam, quase sempre, sem qualquer conhecimento técnico de música, e são musicalmente alfabetizadas pelo maestro Adalto e pela maestrina Silvia – os grandes idealizadores e mantenedores do projeto.

As atividades não se restringem aos conhecimentos musicais: são transmitidos também valores, como empenho nos estudos – do instrumento e na escola –, disciplina, respeito individual e ao grupo, obediência aos mais velhos e às regras, dentre outros, tudo a interferir positivamente na formação da personalidade, dando aos jovens o desafio e o reconhecimento de que tanto necessitam.

Com ensaios diários, de segunda a sexta, das 18 às 21 horas, e, aos sábados, no período da manhã, das 9 às 12 horas, não há requisitos ou exigências - muito menos teste de aptidão ou de qualquer outro conhecimento - para o ingresso na Orquestra Lyra. Todas as crianças que solicitam são aceitas. Ainda que o jovem não se torne um músico profissional, levará tais valores, em sua personalidade, para qualquer área profissional a que se dedique, pelo resto de sua vida.

A Orquestra Lyra não tem vínculo político, com órgãos públicos ou mesmo com o Conservatório e não recebe qualquer ajuda por parte do município. Os recursos advêm de contribuições esporádicas de admiradores e, principalmente, do bolso dos idealizados. Ainda que o jovem não se torne um músico profissional, levará tais valores, em sua personalidade, para qualquer área profissional a que se dedique, pelo resto de sua vida.

Serviço:
O que: Concerto da Orquestra de Metais Lyra Tatuí
Quando: Próximo dia 17 (domingo), às 11 horas
Onde: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Santa Cecília, São Paulo)

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário