quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

‘Pinheirão de Natal’ é atração em Tatuí

Do G1 - Quem passar pela Praça Martinho Guedes, o popular Jardim da Santa, em Tatuí, poderá conferir o ‘pinheirão de Natal’, uma das atrações da decoração natalina da cidade. A árvore com aproximadamente 30 metros de altura recebeu 1,2 mil lâmpadas de 30 watts cada uma.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Rizek, o pinheirão é um dos símbolos tradicionais do Natal na cidade. Desde a década de 1950 ele é decorado para comemorar o 25 de dezembro.

Rizek explica que o pinheiro era maior, mas ele foi atingido por um raio que provocou a quebrada da parte superior na década de 1960. “A tradição começou quando um grupo de jovens decidiu fazer a iluminação. Isso virou tradição e a prefeitura assumiu a iniciativa de fazer a decoração anualmente. Antes do raio, o pinheiro foi considerado a maior árvore de Natal do mundo. Inclusive há postais dele”, comenta o secretário.




Em paralelo, outras atividades culturais e artísticas são realizadas na cidade. A Casa do Papai Noel está aberta e pode ser visitada até o próximo dia 20, das 18 às 22h, diariamente. Ela está fixada no Centro Cultural. Outro destaque no Centro Cultural é uma mostra de mesas decoradas para o Natal. A exposição pode ser visitada até o próximo dia 20, das 10 às 21h, de segunda a sexta, e das 18 às 20h, sábados e domingos.

A Amart (Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região) também organizou uma exposição, que está em cartaz no Centro Cultural. Com o tema ‘Neste Natal dê Arte de Presente’, ela pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 18h às 20h. O encerramento será também no dia 20 de dezembro.

'Pinheirão de Natal' tem aproximadamente 30 metros de altura. Foram instaladas 1,2 mil lâmpadas decorativas. (Foto: Divulgação / Fabio Cabrera - Assessoria de Comunicação de Tatuí)A “Caravana do Papai Noel”, em parceria com a Coca-Cola-Sorocaba Refrescos, será destaque nesta quinta-feira 13, a partir das 19h30. A saída será na rua 11 de Agosto, nas proximidades do trevo da rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127).O caminhão decorado continuará pela rua 15 de Novembro, rua São Bento, avenida Salles Gomes, rua Professora Chiquinha Rodrigues, rua Princesa Leopoldina, rua 7 de Setembro, avenida São Carlos, avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo e volta à rua 11 de Agosto. Na sequência, a caravana percorre a avenida Coronel Guilherme, rua Prudente de Moraes, rua José Bonifácio, Praça Paulo Setúbal, rua Maneco Pereira, rua do Cruzeiro e rua Capitão Lisboa e Avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, com saída à SP-127.

No domingo 16, às 20h, haverá apresentação do ‘O Conto de Natal Tatuiano’, com coordenação do grupo teatral ‘Falsa Modéstia’. O início será na Praça Paulo Setúbal, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Florêncio”. Na sequência, a apresentação seguirá até a Praça Martinho Guedes e, por fim, chega à Praça da Matriz.

Edições especiais de Natal da Feira de Artesanato, no Jardim da Santa, também é destaque em dezembro. As vendas acontecem de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h.

Apresentações musicais
Até o dia 20 de dezembro, será promovida nas dependências do Centro Cultural Municipal, a programação artística “Natal Musical”. As apresentações acontecem no auditório do Centro Cultural, sempre às 20h. Nesta sexta-feira, dia 14, irá se apresentar o Music Center Cortez. O coral da Cidade “José dos Santos” apresenta-se no sábado, dia 15. No dia 16, haverá a apresentação do grupo Les Ensembles. Dia 17, o Centro Cultural receberá o coral da Creche “Chiquinha Rodrigues”. No dia 18, será a vez do coral do Projeto Arte Pela Vida, da Comunidade Recado. No dia 19, a apresentação será do coral do Lar ‘Donato Flores’, e no dia 20, será a vez do grupo Seresteiros com Ternura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário