sábado, 8 de dezembro de 2012

Paulista de Motocross premiará campeões no dia 12 de janeiro

Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luis C. Garcia

Largada MX4

A última etapa do Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2, supervisionado pela FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo), teve fortes emoções com a definição dos sete títulos que ainda faltavam, no último fim de semana, em Angatuba (SP). O sol do domingo contrastou com a forte pancada de chuva que caiu no sábado, fazendo com que os treinos fossem cancelados, assim como provocou a quebra de parte da uma estrutura montada para o evento. O público compareceu em boa quantidade, assim como os pilotos, fazendo com que o evento fosse um sucesso.

A ausência da prova ficou por conta de Fabinho Corrêa, piloto que chegamos a noticiar durante a semana que faria seu retorno às pistas, mas isso deverá ocorrer apenas na próxima temporada. Segundo o próprio Fabinho, a volta está programada para 2013, quando deverá disputar todos os campeonatos organizados pela FMESP.

João Vitor Cardeli

João Vitor Cardeli pulou na frente após a largada da MX3, mas esqueceu de abrir a torneira de combustível de sua 450cc, assim sua moto apagou na primeira curva e fez com que o líder da categoria saísse no último lugar. Logo na primeira volta, Diego Jimenes assumiu a ponta após superar Alessandro Lencione Araújo. João Vitor apertou o ritmo e antes da metade da prova já figurava na terceira posição. Após ultrapassar Alessandro, Cardeli partiu com tudo para cima de Jimenes. Faltando duas voltas para a bandeirada ele conseguiu superar o adversário e venceu. Diego Jimenes ficou isolado na segunda posição, com Alessandro Lencione em terceiro. Tales Calazans acompanhou o rítmo dos ponteiros e não teve dificuldades em terminar em quarto. Leandro Lencione, irmão do terceiro colocado, completou o pódio. A vitória serviu para confirmar o título de João Vitor Cardeli. O vice-campeonato ficou com Anderson Camilo.

Lucas Santos

Luis “Saron” Moraes

Por sinal, Lucas Santos já com o título da MXN3 garantido desde a etapa anterior, não deixou ninguém carimbar sua faixa. Jesse Ricardo Lopes bem que tentou, mas, faltando duas voltas, Lucas Santos assumiu a ponta e venceu. Posteriormente, Jesse foi desclassificado porque, segundo o regulamento, pilotos que participam da MXN3 não podem correr a MXN2, prova que terminou em oitavo. Com isso, quem ficou em segundo foi Jefferson “Deto” Campos. Edmar Loureiro saiu do meio do pelotão para concluir em terceiro, trazendo junto com ele, João Marcelo Peixoto, em quarto. Paulo “Mclaren” completou o pódio. O vice-campeonato da categoria ficou com Kaiann Pedroso.

Luis “Saron” Moraes mostrou toda sua superioridade ao vencer a MX1 de ponta a ponta. João Vitor Cardeli largou em segundo e, no começo, andou no mesmo ritmo do ponteiro, mas aos poucos foi ficando para trás. Os dois viram de longe a bela disputa que se formou pela terceira posição entre Diego Jimenes e Giovanny Camargo. Apesar de investir muito, Giovanny não conseguiu superar Diego e teve que se contentar com a quarta colocação. Murilo Rodrigues ficou em quinto. Luis Saron foi o campeão da categoria e o vice ficou com Giovanny Camargo. 

Daniel Caputo

Apesar do título já ter sido definido em favor de Daniel Caputo, a MX2 foi uma das categorias mais disputadas do dia. Wilgner “Guigão” largou na frente e tinha tudo para vencer a prova com certa facilidade, mas, ficou enroscado em um trecho onde havia muito barro e perdeu muito tempo. Com isso, a disputa pela liderança ficou entre Daniel Caputo e Guilherme Nascimento. Gui havia apresentado grande evolução nas etapas anteriores e deu muito trabalho a Caputo. Desta vez, o piloto de Pilar do Sul estava decidido a carimbar a faixa do campeão. Após muita disputa, Daniel Caputo conseguiu assumir a ponta e, com o caminho livre, pôde imprimir seu ritmo, abrindo o necessário para a vitória. Acompanhando de perto Gui Nascimento, Rodolpho Isart Moraes terminou em terceiro. Alessandro “Didão” Marfim, apesar de ter caído no começo da prova, terminou na quarta colocação. Tales Calazans herdou algumas posições e fechou em quinto. Gui ficou com o vice-campeonato.

Gui Nascimento e Daniel Caputo ainda protagonizariam uma bela disputa pela terceira colocação na principal bateria do dia, a MXGold. Na ponta da prova, Luis Saron confirmava seu favoritismo e garantiu a vitória. Wilgner “Guigão” assumiu a segunda posição ainda no começo. Com isso, a disputa ficou pela terceira colocação. Caputo e Nascimento chegaram a trocar de posições, porém, na parte final, Daniel Caputo abandonou, sentindo uma contusão que havia sofrido no ombro, há algumas semanas. Assim o caminho ficou livre para Gui Nascimento terminar em terceiro. João Vitor Cardeli fez uma corrida de recuperação para completar em quarto. Giovanny Camargo chegou a ocupar a segunda posição no começo da bateria, mas terminou em quinto. O titulo da categoria ficou com Luis “Saron” e o vice com João Vitor Cardeli.

Felipe Sarubo

Leonardo “Léo” Souza andou bonito e venceu a 65cc. O campeão da temporada, Luiz Guilherme Martins, terminou em segundo e o vice-campeão, Rafael Opalenski, foi o terceiro.

Felipe Sarubo tinha uma boa vantagem em relação ao segundo colocado, João Pedro Vitorino no campeonato da 50cc. Andando bem, Felipe largou na frente, venceu a prova e garantiu o título. João Pedro Vitorino ficou em segundo e seu xará, João Pedro Tozzo, terminou em terceiro.

A disputa pelo título da Intermediária era a mais aguardada do dia, devido à diferença entre os postulantes ao título, Ramon Barros e Ricardo “Bozá” Barbosa, que era de apenas sete pontos. Victor Mantovani assumiu a ponta ainda no começo da bateria e trouxe com ele Ramon Barros, na segunda posição. Bozá tentou imprimir um ritmo forte, mas teve problemas durante a prova, o que provocou dois tombos, terminando no pelotão de atrás. Vendo a dificuldade do adversário, Barros, começou a fazer uma corrida sem sofrer riscos, terminando em segundo, o suficiente para o título. Vitor Paiotti e Maurício Bertola fizeram uma bela disputa pela terceira colocação, com Paiotti levando a melhor. Everton Soares terminou em quinto.

Os dois postulantes ao título da MX4 tiveram um adversário difícil de superar. Eduardo “Canguru” Tanimoto venceu de ponta a ponta, porém, as atenções ficaram voltadas para a disputa da segunda posição entre Reinaldo “Piu” Pinheiro e Dayan Mori, que definiria o campeão da categoria. Andando forte, Piu foi a cada volta abrindo vantagem e, no final dos 12 minutos de bateria, tinha aberto uma enorme vantagem em relação à Dayan, terminando a corrida em segundo e com o título. Dayan ficou com o vice-campeonato. Alexandre Dal Coleto forçou para roubar a terceira colocação de Dayan no começo da prova, mas teve que se contentar com a quarta. Edmar Loureiro, em quinto, terminou próximo de Alexandre.

A MXN2 ou Nacional 230F era uma das categorias que faltava ser definida. Rodrigo Guimarães e Marcelo “Buri” Moraes entraram na pista com uma diferença de 20 pontos. Quem pulou na frente foi Guimarães, com Buri e Alessandro “Didão” Marfim logo em seguida. Após muita disputa, Didão assumiu a ponta com Guimarães atrás e Buri em terceiro. Tentando recuperar a ponta, Guimarães travou um lindo duelo com Didão, que lhe custaria caro mais tarde. Na parte final da prova, o seu equipamento começou a apresentar problemas. Aproveitando o imprevisto do adversário, Marcelo Buri pulou para a segunda posição. Na frente sem ser incomodado, Didão cruzou a linha de chegada, vencendo a bateria. Marcelo “Buri” Moraes terminou em segundo e esperou para ver em que posição Rodrigo Moraes terminaria. Só que aconteceu o que ninguém esperava, na última curva a moto de Rodrigo Guimarães deixou o piloto na mão, fazendo com que ele abandonasse a bateria a menos de 300 metros da chegada. Quem herdou a terceira posição, após travar uma bela disputa em toda a prova foi Valdir Bonoto, que superou Benedito Delanhozi no finalzinho. Bem próximo e tentando subir de posição, Reginaldo da Silva completou o pódio. A espera da decisão do título da categoria ficou para o final. Mesmo sem fechar a disputa, Rodrigo Guimarães terminou em nono lugar e completou o campeonato à frente de Marcelo Buri. Porém, com a moto quebrada, o campeão não conseguiu voltar à pista para disputar a MXN Gold.

Alessandro “Didão” Marfim voltou a dominar a MXN Gold. Precisando apenas marcar sete pontos para conquistar o título, Marcelo “Buri” Moraes largou na terceira colocação e, após pressionar muito, conseguiu passar Reginaldo da Silva para terminar a prova em segundo e conquistar o título. Largando na quinta colocação, o campeão antecipado da categoria MXN3, Lucas Eduardo Santos, fechou em quarto, deixando Jefferson “Deto” Campos em quinto. Com a vitória, Alessandro “Didão” terminou com o vice-campeonato da categoria.


A diferença entre Júlio Maimone que tentava o bicampeonato na MX5 para o líder da categoria, Valdir Bonoto era grande. O piloto de Tietê precisava vencer e torcer por um tropeço de Bonoto para ser campeão. A parte dele foi feita. Ao largar na frente, Maimone dominou a categoria, no entanto, o tempo todo ele sofreu a pressão de Bonoto que não conseguiu seu objetivo de vencer, mas o resultado foi suficiente para ser campeão. Francisco “Chico” Mora terminou na terceira colocação, com Irineu “Cobra” em quarto e Hermínio “Maninho” Oliveira em quinto. Mesmo com a vitória, Maimone teve que se contentar com o segundo lugar no campeonato.

Gustavo Costa terminou a Júnior com uma vitória convincente que lhe garantiu o vice-campeonato. O campeão da categoria foi Guilherme Pinheiro, que terminou a prova em segundo. Marcos Guimarães andou sem pressão na terceira colocação, com João Vitor Pinto em quarto e Suélen Baylon em quinto.

Após a etapa, o presidente da FMESP, João Cardeli, avaliou a temporada deste ano. "Tivemos um campeonato com oitos etapas e muito disputado. Para o ano que vem, vamos discutir algumas mudanças para agilizar a competição”, destacou.

Festa de premiação da FMESP será no dia 12 de janeiro

A festa de premiação da entidade será no dia 12 de janeiro no CT Gattaz, em Sarapuí (SP). Para mais informações sobre classificação e próximas atividades da FMESP, acesse o site oficial.

O Campeonato Paulista de Motocross da FMESP tem organização do Vitória Moto Clube e Cross Sport, patrocínio da Pro Tork, Mec Racing LR Gramas e K21 Graphics.

Resultados

Pos Nº MX1 Equipe
1 99 Luis "Saron" Moraes IMS, Saron, Maimone, K21
2 149 João Vitor Cardeli Drogaria Avallone, Via maimone
3 10 Diego Jimenes JPS Racing, Power Clean
4 15 Giovanny Camargo 
5 16 Murilo Rodrigues Moto Box Itapeva
6 53 Julio Maimone 
7 3 Benedito "Super" Oliveira Filho Casa Yano, Orbi Quimica, Petit, Academia Ritmus
8 22 Eduardo Tanimoto 

Pos Nº MX2 Equipe
1 19 Daniel Caputo Via Maimone, K 21, Pro Tork
2 35 Guilherme "Gui" Nascimento JC Racing, Dusty Graphics
3 697 Rodolpho Isart Moraes Paraiso das Àguas,Equipe13 Motopeças,Arena Ville,Littieri
4 1 Alessandro "Digão" Tiago Marfim MTM Brasil, Rei da Caipirinha, Zodocar
5 64 Tales Calazans Calazans Auto Center, THD Moto Preparações
6 275 Leandro L. Araujo Aloprado
7 327 Valdir Bonoto Moto Mania
8 175 Alessandro L. Araujo Aloprado
9 14 Guilhermo Gragnolati 
10 515 Edson "Tatu" Costa Lobo Guara, Transxavier

Pos Nº MX3 Equipe
1 149 João Vitor Cardeli Drogaria Avallone, Via Maimone
2 10 Diego Jimenes JPS Racing, Power Clean
3 175 Alessandro L. Araujo Aloprado
4 64 Tales Calazans Calazans Auto Center, THD Moto Preparações
5 275 Leandro L. Araujo Aloprado
6 811 Rodrigo Pereira Domingues JC Racing
7 178 Evandro Araujo 
8 43 Alexandre Manoel 
9 16 Murilo Rodrigues Moto Box Itapeva
10 515 Edson "Tatu" Costa Lobo Guara, Transxavier

Pos Nº MX4 Equipe
1 22 Eduardo "Canguru" Tanimoto 
2 121 Reinaldo "Piu" Pinheiro Aeville
3 199 Dayan Lopes Mori Moto Guia Hon, THD, Farinilla, Pad. São João, Aeville,K21
4 98 Alexandre Dal Coleto Lulo Reciclagem
5 84 Edmar Loureiro RR Motos/ Irmãos Loureiro
6 195 Luiz Fernando Medeiros Mec Nando
7 325 Mauro C. Silva 
8 184 Ulisses "Gege" B. Amaral 
9 14 Guilhermo Gragnolati 
10 49 Marcos F. Ferrari MF Diesel

Pos Nº MX5 Equipe
1 53 Julio Maimone Via Maimone
2 327 Valdir Bonoto Moto Mania
3 525 Francisco "Chico" Mora Mora Imoveís, Fikar, CT Gattaz
4 90 Irinei "Cobra" Manoel 
5 747 Herminio "Maninho" Oliveira Maninho Couros
6 3 Benedito "Super" Oliveira Filho Casa Yano, Orbi Quimica, Petit Academia Ritmus
7 15 Luiz Moura Moura Motos
8 325 Mauro C. Santos 
9 901 Evaldinei "Nene" Mantovani Moura Motos
10 29 Tulio 

Pos Nº MX Gold Equipe
1 99 Luis "Saron" Moraes IMS, Saron, Maimone, K 21
2 981 Wilgner "Guigão" Francisco 
3 35 Guilherme "Gui" Nascimento JC Racing, Dusty Graphics
4 149 João Vitor Cardeli Drogaria Avallone, Via Maimone
5 15 Giovanny Camargo 
6 697 Rodolpho Isart Moraes Paraiso das Àguas,Equip 13 motopeças,Arena Ville,Littieri
7 175 Alessandro L. Araujo Aloprado
8 3 Gustavo Verrone Oliveira Orbi Quimica, Casa Yano, Academia Ritmus, Petit
9 275 Leandro L. Araujo Aloprado
10 747 Herminio "Maninho" Oliveira Maninho Couros

Pos Nº Intermediária Equipe
1 100 Victor Mantovani 
2 37 Ramon Alberti Barros RR Motos,Ski Mel,Schadek,Amaury Center Car,RBMX Import
3 19 Vitor Paiotti JC Racing
4 89 Mauricio Bertola Via Maimone, Bertola
5 222 Everton Soares 
6 51 José Angelo Tozato Bosch Service, Eletro Mimi, RB MX Import
7 43 Alexandre Manoel Babalu
8 45 Gustavo Henrique S. Costa 
9 34 Wudy de Camargo 
10 7 Sidi Perussi Perussi Moto parts

Pos Nº MXN2 Equipe
1 23 Alessandro "Digão" Tiago Marfim BTM Brasil, Rei da Caipirinha, Zodocar
2 37 Marcelo "Buri" Renato Moraes Moura Motos, Pro Tork, Transmoraes, RBMX, MX Moto, K21
3 327 Valdir Bonoto Moto Mania
4 6 Benedito Muraro Delanhozi 
5 89 Reginaldo de Jesus F. da Silva 100% jesus
6 81 Henrique Antunes Cerqueira 
7 100 Fabricio Costa Camargo Ótica Precisão
8 121 Jesse Ricardo Lopes Drogaria Jô
9 31 Rodrigo Yamamura Guimarães 31 Motosport, Trator Shop, Navvaro, Yutotorno, Ivan Cabelo
10 223 Leonardo da Costa Marfim 

Pos Nº MXN3 Equipe
1 67 Lucas Eduardo Campos Santos 
2 6 Jefferson "Deto" Campos Perussi
3 84 Edmar Loureiro RR Motos, Irmãos Loureiro
4 17 João Marcelo Peixoto 
5 111 Paulo "Mc Laren" 
6 57 Rodrigo Rodrigues Lamaniacos
7 194 Rodrigo Araujo Santo 
8 173 Cesar Mendes Raimundo K21
9 794 Diogo Cerri Tom Motos
10 46 Murilo Augusto Araujo 

Pos Nº MXN Gold Equipe
1 23 Alessandro "Digão" Tiago Marfim MTM Brasil
2 327 Marcelo "Buri" Renato Moraes Moura Motos, Pro Tork, Transmoraes, RBMX, MX Moto, K21
3 89 Reginaldo de Jesus F. da Silva 100% Jesus
4 67 Lucas Eduardo Campos Santos 
5 6 Jefferson "Deto" Campos Perussi Moto Parts
6 7 Sidi perussi Perussi Moto Parts
7 23 Henrique Antunes Cerqueira 
8 100 Fabricio da Costa Camargo Ótica Precisão
9 331 Sidnei H. Silva 
10 794 Alex 

Pos Nº Junior Equipe
1 45 Gustavo Henrique Souza Costa Netinho Araujo,Metal Tools,MC Higienização,Academia Fitness
2 15 Guilherme Majewski Pinheiro Uniseg, DF. Carlinhos
3 240 Marcos Gabriel Guimarães Moura Motos
4 21 João Vitor Tozato Pinto Auto Eletrico Mimi, Bosch Service
5 5 Suélen Baylon Zodocar

Pos Nº 65cc Equipe
1 1 Leonardo "Léo" G.G. Souza Mini Money
2 22 Luiz Guilherme Vieira Martins Rancho GG,Lajes 2001,Tintas Pig,Viv Presentes,Grantel
3 2 Rafael Opalenski Urso Motos, Moretto Irrigação, Rammýs, MR Pró

Pos Nº 50cc Equipe
1 281 Felipe Victorino Sarubo 
2 4 João Pedro Pereira Vitorino JPJ Bar/ Restaurante
3 13 João Pedro G. Tozzo Urso Motos

Nenhum comentário:

Postar um comentário