sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Faesb é classificada em primeiro lugar na região em avaliação do MEC

iG São Paulo, editado

Com base na avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, o iG elaborou um ranking das melhores e piores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011. O indicador considera a qualidade a partir da média ponderada dos cursos de graduação (Conceito Preliminar de Curso) e a avaliação dos programas de pós-graduação das instituições. A Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara, com unidade em Tatuí, ficou classificada em 79º lugar. Se considerarmos apenas as instituições paulistas, a Faesb aparece em 20º lugar. Na região, é a primeira colocada, com IGC 3,46 (valor contínuo) e IGC Faixa 4 (bom).

O resultado final é expresso em valores contínuos e em faixas (de 1 a 5). Para elaborar o ranking, é usado o IGC Contínuo, e ao lado aparecem os conceitos de cada instituição. As notas de 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom.

O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Entraram no índice as instituições que tiveram cursos testados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009, 2010 e 2011 - o MEC avalia diferentes graduações a cada ano.

Universidades como a USP, que não participa do Enade, não entram no ranking. Faculdades e centros educacionais não têm autonomia para escolher e são obrigadas a participar. Unidades com cursos não reconhecidos até 30 de setembro de 2012 recebem a indicação NR na tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário