segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Banco de Alimentos quer editar revista para combate à obesidade infantil em Tatuí

Deise Voigt
Do G1 Itapetininga e Região

História em Quadrinhos criada pelo Banco de Alimentos quer educar sobre comidas saudáveis
(Foto: Banco de Alimentos de Tatuí/Divulgação)

Crianças de Tatuí estão enfrentando um novo vilão: a obesidade. A constatação é do Banco de Alimentos, instituição mantida pelo governo federal e prefeitura, voltada à segurança alimentar. Para mudar essa realidade, o órgão cria maneiras divertidas para educar crianças. O mais recente projeto busca parcerias para ser viabilizado: quadrinhos educativos.

O Banco de Alimentos passou a intensificar ações contra a obesidade após o resultado de duas ações. A primeira, no último mês de setembro, indicou que 75 de 259 crianças avaliadas em um mutirão antropométrico estavam em situação de sobrepeso. Em outra ação, um estudo indicou que 73% de 86 crianças de oito anos de uma escola municipal local estavam em situação de peso acima dos padrões ideais para a faixa etária.

“O sobrepeso é o atual vilão da saúde das crianças. Depois de identificar quais são as crianças que sofrem com o problema, começamos um trabalho de educação alimentar com as mães e de controle de peso e altura com as crianças de 0 a 4 anos para minimizar esse problema”, disse Heloísa Saliba e Borges, coordenadora do Banco de Alimentos.

Quando as crianças identificadas com sobrepeso já estão em idade escolar, o trabalho é feito na sala de aula. Estagiários de pedagogia e nutrição realizam ações educativas nas escolas, voltadas à motivação e conscientização alimentar. Por meio de brincadeira, o Banco de Alimentos ensina sobre alimentação saudável. “Utilizamos peças de teatro, brincadeiras e atividades lúdicas para ensinar sobre quais são os alimentos saudáveis e a importância de serem ingeridos. As crianças são receptivas mas, infelizmente, ainda enfrentamos problemas. Um deles, dentro da própria escola: a cantina, que ainda não se adequou a essa nova realidade e vende alimentos que, no nosso ponto de vista, deveriam ser proibidos”, diz Heloísa.

A dificuldade de aceitação de novos hábitos alimentares pelas famílias das crianças com sobrepeso também é um problema. Segundo a coordenadora, os bebês ainda são estimulados a serem “gordinhos”. “As famílias têm dificuldade em aceitar que a criança precisa perder peso o mais rápido possível”, disse ela.

Para tentar driblar esses problemas e educar de forma efetiva, o Banco de Alimentos busca parcerias para fazer o lançamento de quadrinhos educativos, desenvolvido pela equipe do próprio órgão. É uma revistinha de seis páginas, desenvolvida e ilustrada especialmente para o projeto. A ideia é de que os quadrinhos sejam distribuídos a todas as crianças matriculadas no ensino fundamental das escolas de Tatuí e das cidades atendidas pelo Banco de Alimentos – Quadra, Cesário Lange e Sorocaba.

A história em quadrinhos conta a batalha do Banco de Alimentos para enfrentar o “Sr. Gordão”, que quer enfeitiçar todas as crianças e fazê-las consumir alimentos pouco saudáveis. “Queremos lançar essa revistinha o mais breve possível e utilizá-la como informação para motivá-las a novos hábitos alimentares”, disse Borges.

Interessados em contribuir para a impressão dos quadrinhos podem contatar o Banco de Alimentos de Tatuí pelo telefone (15) 9669-0078.

Banco de Alimentos busca parceria para editar revista em quadrinhos (Foto: Divulgação)

Causas
As causas da obesidade infantil, segundo Borges, podem surgir já nos primeiros meses de vida, com o desmamento precoce. “Por razões culturais, sociais ou mesmo estéticas, a criança está sendo desmamada muito precocemente. Depois disso, as crianças recebem permissão para ingerir alimentos muito calóricos, com alta quantidade de açúcar e de sal, que provoca o inchaço e faz com que a criança ganhe peso para o resto da vida.”

Banco de Alimentos
Mantido pela Prefeitura de Tatuí em parceria com o governo federal, o Banco de Alimentos atende semanalmente a 4.530 pessoas carentes. Depois de receber alimentos que não foram utilizados ou estão com o prazo de validade prestes a vencer, a instituição seleciona, higieniza e prepara kits que vão atender a 187 famílias e 34 instituições de Tatuí, Quadra, Cesário Lange e Sorocaba.

Quadrinhos trazem história divertida para educação (Foto: Banco de Alimentos de Tatuí/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário