terça-feira, 16 de outubro de 2012

5º Encontro Internacional de Saxofonistas será realizado do dia 17 a 20 com diversas atrações artísticas

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, promove o V Encontro Internacional de Saxofonistas com importantes músicos da atualidade. Na abertura do evento, no dia 17 de outubro, Sax Gordon, considerado um dos melhores saxofonistas de blues dos Estados Unidos, fará um show especial com o acompanhamento do Igor Prado\'s Band, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Conservatório de Tatuí.

Sax Gordon começou precocemente sua carreira musical em bandas de garagem, grupos de igrejas, jazz combos e big bands na California. Gordon gravou e excursionou extensivamente com Matt \"Guitar\" Murphy, bem como com a Banda Robillard Duke, que contava com grandes nomes do blues, como Jimmy Witherspoon e Jay McShann. Participou de turnês internacionais com Roomful of Blues, John Hammond, Junior Watson, Sherman Robertson e a lenda do soul Solomon Burke. Após lançar o primeiro cd \"Have Horn Will Travel\", Gordon lidera sua própria banda, excursionando pela Europa, Luxemburgo, Suíça, Espanha, Holanda, Bélgica, entre outros.

Igor Prado, guitarrista e líder da banda que acompanhará Gordon na apresentação, tem em sua bagagem diversas excursões com renomados artistas americanos como Steve Guyger, R.J Mischo, Mark Hummel, Rick Estrin (Little Charlie & Nightcats), Lynwood Slim, J.J Jackson, James Wheeler, Phil Guy (irmão do lendário Buddy Guy), Mud Morganfield (filho do lendário Muddy Waters) e Bob Stroger (baixista da banda de Muddy Waters). Em 2007, Prado foi indicado pelas revistas \"Real Blues\" e \"Blues Matters\" na lista de melhores álbuns daquele ano.

No dia 18 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, acontecerá o concerto de Aldo Salvent com a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. O saxofonista Salvent participou de gravações de CD na Costa Rica, Nova Iorque e Miami, em parcerias com Paquito D\'Rivera, Yorgis Goiricelaya, Osmany Paredes, Carlos Puig, Pepito Gomez, Hilario Bell, Robert Vilera, Omar Peralta, Rodolfo Gomez. Também já dividiu palco com músicos como Alejandro Chiabrando, Miguel Fernandez, Juan Alzate, Jose \"Chepe\" Gonzalez, Randolph Jimenez, Richard Bravo, Rodolfo Zuñiga, Kin Rivera, Wichy Lopez, Carlos Ubarte.

Da música popular para a clássica, o quarteto de saxofones francês Ellipsos apresenta-se no dia 19, às 20h30 no Teatro Procópio Ferreira. Os integrantes do grupo estudaram no Conservatório Superior de Música de Paris (sob a orientação dos professores Paul Meyer e Eric Lesage) e foi o primeiro do gênero a ser admitido no prestigiado Centro Europeu de Música de Câmara Pro-Quartet (Paris IV). O quarteto também esteve em grandes festivais e em eventos internacionais, além de vencer diversos concursos de alto nível (FNAPEC, Illzach, Forum Internacional da Normandia).

O concerto de encerramento do V Encontro Internacional de Saxofonistas será com o Spok e a Big Band do Conservatório de Tatuí. O convidado é instrumentista, arranjador e diretor musical da Spok Frevo Orquestra. Como músico, Spok fez participações especiais nas bandas de grandes artistas brasileiros como Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antônio Nóbrega. Formou o Orquestrão Multicultural com aproximadamente 200 músicos e participações de outros 10 renomados maestros do frevo. Nestas ocasiões, os cantores Lenine, Fafá de Belém, Zé Ramalho, Moraes Moreira, Roberta Sá, Alcione, Emílio Santiago e Geraldo Azevedo estiveram no evento.

Outras apresentações
Na agenda artística do V Encontro Internacional de Saxofonistas o interessado também poderá assistir, no dia 17, às 19h30, o concerto do Quinteto Saxomania, no Salão Villa-Lobos. No dia 18, às 11h, haverá uma roda de choro com David Ganc, Mário Séve, Rafael Velloso e o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Às 17, no mesmo dia, às 17h, acontecerá o recital do Conjunto de Saxofones da UFRJ e, às 20h, o Quarteto de Saxofone Braper, no Foyer Mário Covas.

Dia 19, às 11h, o Quarteto Fames Vitória Sax se apresentará no Salão Villa-Lobos. Às 20h, será o Quarteto de Saxofones do Polo Avançado do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo. Dia 20, às 11h, o Quarteto de Saxofones Brasil fará um recital no Salão Villa-Lobos e o Quarteto Saxophonium e Conversax tocam no Foyer Mário Covas, às 20h.
Todos os recitais no Foyer Mário Covas e no Salão Villa-Lobos são gratuitos.

Serviço
5º Encontro Internacional de Saxofonistas
De 17 a 20 de outubro
Teatro Procópio Ferreira - Ingressos a R$ 10 e podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Conservatório de Tatuí
Salão Villa- Lobos e Foyer Mário Covas - Entrada Franca
Mais informações: (15) 3205 8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário