sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Urnas eletrônicas passam por testes no cartório eleitoral de Tatuí

Do G1, editado pelo DT - O cartório eleitoral de Tatuí iniciou a fase de teste das urnas que serão utilizadas nas Eleições 2012. O cartório é responsável pela coordenação do pleito em sete municípios, somando 347 seções e 124.709 eleitores. As cidades atendidas, além de Tatuí, são: Cesário Lange,Guareí, Porangaba, Quadra, Torre de Pedra e Capela do Alto.

De acordo com a técnica de urna Glória Albano, os testes são realizados para que não haja problema durante as votações. “A gente está fazendo a preparação das urnas. Assim, podemos identificar se há algum problema de funcionamento e evitar contratempo durante as eleições com a troca de urnas”, afirma.

Para ajudar no andamento das atividades, dez técnicos participaram de um curso preparatório promovido pela Justiça Eleitoral. Nas eleições deste ano, a zona eleitoral de Tatuí convocou cerca de 1,3 mil mesários.

De acordo com a chefe do cartório eleitoral, Deise Evangelista, o maior pleito será em Tatuí com 29 locais de votação onde serão instaladas 214 seções eleitorais. Na cidade, dos 109 mil habitantes, 79.379 pessoas estão cadastradas para votar. A responsável orienta que, se por algum motivo o eleitor não puder votar, ele deve justificar a ausência. “Aquele que não comparecer às urnas por três eleições consecutivas poderá ter o título cancelado. Por isso, a recomendações é que o eleitor compareça a uma seção eleitoral portando o título e um documento de identificação para fazer a justificativa. Caso não tenha o título, a orientação é que venha até a zona eleitoral para pegar o número do título. Quem quiser já pode levar o requerimento de justificativa preenchido para que haja maior agilidade”, afirma.

Deise Evangelista ressalta ainda que nas Eleições 2012 a justificativa deverá ser feita nos pontos de votação da cidade onde o eleitor estiver. “Nos anos anteriores, as justificativas eram feitas em pontos específicos. Já para este ano, elas podem ser feitas diretamente nas seções em todos os locais de votação”, ressalta.

Números das eleições na região de Tatuí:
Tatuí: 29 locais de votação; 214 seções; 79.379 eleitores; 4 candidatos a prefeito e 192 a vereador.

Capela do Alto: 6 locais de votação; 36 seções; 12.512 eleitores; 3 candidatos a prefeito e 150 a vereador. 

Cesário Lange: 4 locais de votação; 33 seções; 11.562 eleitores; 2 candidatos a prefeito e 82 a vereador.

Guareí: 5 locais de votação; 27 seções; 8.920 eleitores; 2 candidatos a prefeito e 67 a vereador.

Porangaba:  2 locais de votação; 19 seções; 6.698 eleitores; 2 candidatos a prefeito e 66 a vereador.

Quadra: 2 locais de votação; 10 seções; 2.953 eleitores; 3 candidatos a prefeito e 55 a vereador.

Torre de Pedra: 1 local de votação; 8 seções; 2.685 eleitores; 2 candidatos a prefeito e 39 a vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário