quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Leia a entrevista de Borssato na TV Tem

Do G1 Itapetininga e Região



Airton Salles Jr.: O Tem Notícias continua hoje a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Tatuí. Hoje, está em nosso estúdio, o candidato do PSD, Borssato, da coligação “Competência e simpatia”, integrada ainda ao PT do B.

Lembramos que a ordem das entrevistas foi sorteada durante uma reunião na TV Tem, com a participação de representantes das coligações. Ademir Borssato tem 59 anos, é empresário, casado e tem uma filha. Boa noite, candidato. Obrigado pela presença.

Ademir Borssato: Boa Noite.

Airton Salles Jr.: O tempo de nossa entrevista começa a ser contado a partir de agora, candidato. Vamos começar falando sobre saúde. Qual é a proposta do senhor para essa área, candidato?

Ademir Borssato: A saúde de Tatuí está muito péssima. Em situações precárias. A minha meta é formar quatro prontos-atendimentos. O que é um pronto-atendimento? Esse pronto-atendimento vão ser investidos em torno de R$ 3 milhões em cada. Vou dividir a cidade em quatro e nesses prontos-atendimentos vão ter médicos 24 horas, dentistas 24 horas, e também vai ter todos os equipamentos, todos os equipamentos para você fazer um Raio-x, uma tomografia, uma ressonância, e assim por diante, endoscopia, e também médico especialista para cuidar dessas máquinas, desses aparelhos. E médicos especialistas para todas as doenças.

Airton Salles Jr.: No seu plano de governo, candidato, o senhor ainda prevê a criação de um cartão de saúde específico como se fosse o de um plano particular. O senhor acredita que isso pode garantir agilidade na marcação das consultas?

Ademir Borssato: Sim. Por telefone você pode marcar uma consulta. Mas nesse pronto-atendimento, o que eu quero dizer é o seguinte: Esse pronto-atendimento, ele vai ter médico 24 horas, dentistas 24 horas, eu vou ter uma farmácia 24 horas e essa farmácia não vai doar só remédios corriqueiros. Tem que ser doados remédios antibióticos. Tatuí tem uma crise muito grande em termos de... A aposentadoria de Tatuí ela é muito pouco para os aposentados. Hoje, a dificuldade de Tatuí é comprar o remédio antibiótico. Se o prefeito não tomar providências em doar remédio para o povo, nós vamos perder muitos idosos e muitas crianças, então, no meu plano de governo vai ser doado em quatro prontos-atendimentos.

Airton Salles Jr.: Vamos falar um pouco sobre emprego, agora, candidato. O senhor fala em atrair empresas para a geração de empregos e recursos. Todas as cidades querem isso. Como o senhor pretende vencer essa disputa para atrair essas empresas?

Ademir Borssato: Olha, Sorocaba está entupido de empresas. Itu está entupido de empresas. As nossas cidadezinhas, Cerquilho, tudo empresas. O que nós vamos atrair? Primeiro passo é que vamos incentivar os nossos empresários tatuianos. O nosso comerciante tatuiano. O nosso industrial tatuiano. Tem muita gente que aluga hoje, prédios. Tem muita gente que está no centro do bairro, não tem estacionamento. O que eu vou fazer? Eu vou doar terrenos para essas empresas, para esses fabricantes, com redução de impostos, por 20 anos, e dar infra-estrutura total. Tem outro detalhe. Vou trazer empresas de fora.

Airton Salles Jr.: Sobre uma pesquisa que mostrou que falta mão-de-obra especializada na cidade. O senhor tem planos para qualificar os trabalhadores?

Ademir Borssato: Lógico. Tatuí, hoje, não está preparada para receber uma montadora porque não tem qualificação. O que nós temos que fazer? Nós temos que consertar. Trazer qualificação em Tatuí. Porque se não trouxer qualificação em Tatuí, não adianta você trazer uma montadora. Não existe mão de obra. Nós temos que formar essas pessoas ainda. Então, nós temos que trazer empresas médias, por enquanto, e preparar Tatuí. Tatuí não está preparada para trazer uma montadora.

Airton Salles Jr.: Segurança, agora, candidato. O problema da segurança está ligado ao tráfico de drogas. O senhor tem algum projeto para reduzir ou acabar com esse problema na cidade?

Ademir Borssato: Primeiro passo. Cobrar bastante o governo estadual. O governo estatual... Tatuí tem 120 mil habitantes. Eu, no meu ponto de vista, Tatuí teria que ter a cada mil habitantes, tem que ter um policial. Teria que ter 240 policiais militares, porque 120 trabalham e 120 descansam. E a Guarda Municipal tem 140 homens. Tem que ir para 200 homens e ser bem distribuída, e ser bem comandada. Ela é uma Guarda muito boa, mas está mal comandada.

Airton Salles Jr.: Na habitação, candidato. O senhor propõe um programa de desfavelização. Como que é possível fazer isso?

Ademir Borssato: Olha, na minha gestão já trouxe 300 casas. Na época, eu comprei 17 alqueire de terra. O prefeito atual trouxe mais 400. Tem terreno para mais 400. Eu quero trazer em torno de duas mil casas. Com o sistema mutirão, com cesta básica, e também junto com o governo federal e junto com o governo estadual. Trazer moradia, cerca de duas mil moradias na cidade de Tatuí.

Airton Salles Jr.: Educação, candidato. O senhor fala em implementar um programa de escola em tempo integral, abrangendo inicialmente quatro grandes regiões do município. Que regiões seriam contempladas e como seria esse projeto?

Ademir Borssato: Olha, Tatuí, em termos de saúde, Tatuí é péssima... A saúde mais precária que é da região. Não sou eu que falo, é uma estatística feita. Foi 'O Progresso' que falou isso. Não é o candidato Borssato que falou. A educação nossa, de Tatuí, está a pior educação da região. O que nós temos que fazer? Trazer... dar mais recursos para os professores. Nós temos professores bons, temos professoras de qualificação. O que depende é o comando. Trocar o secretário, a secretária, sei lá, e o prefeito se empenhar mais em cima disso. Vou dar um exemplo. Não precisa ir muito longe. É só ir em Cerquilho (SP) e copiar o que está fazendo em Cerquilho. Cerquilho é nota 10. É só copiar de lá e acabou. E Tatuí tem condições de melhorar, tem. É só se empenhar mais. O prefeito...[Airton Salles Jr.: Concluindo, candidato]...

Airton Salles Jr.: Seriam essas as informações?

Ademir Borssato: ...[silêncio]

Airton Salles Jr.: Muito obrigado pela presença e pelas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário