domingo, 16 de setembro de 2012

Clara Sverner apresenta recital “Chopin” no Conservatório de Tatuí no dia 20

O Conservatório de Tatuí receberá a pianista Clara Sverner para apresentação de um recital no dia 20 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, e uma masterclass, no mesmo dia, às 14h, no Salão Villa-Lobos. Os ingressos para o recital custam R$ 10. 

Clara Sverner passará por mais quatro cidades do Estado de São Paulo nesta breve turnê que marca o lançamento do CD “Chopin por Clara Sverner”. Em 2011, o disco foi indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de música clássica. Apesar de o CD ser dedicado inteiramente a Chopin, o programa de Clara Sverner integra outros compositores, trazendo um repertório que inclui clássicos de grandes expoentes como Mozart, Debussy, Villa-Lobos, Gottschalk e Chiquinha Gonzaga.

A artista pinçou, dentre as mais fortes e intensas peças de Chopin, por exemplo, \"Ballade nº 1\" e \"Prelúdios nº 17, 18 e 21\"; as famosíssimas “Clair de Lune”, de Debussy e “Polichinelo”, de Villa-Lobos e “Atrahente” de Chiquinha Gonzaga estão entre as obras que serão executadas. Vale ressaltar que Clara Sverner foi a primeira artista a gravar integralmente a obra de Chiquinha Gonzaga. Os resultados são belíssimos álbuns que apresentam o talento maduro e versátil da artista.

Além de passar pelo município de Tatuí, Clara Sverner tem apresentações agendadas em Piracicaba, no dia 19 de setembro, no Teatro Coliseu, em Santos, no dia 22 de setembro, no Auditório Ame Campos, em Campos do Jordão, no dia 23 de setembro, e no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, no dia 4 de outubro

Clara Sverner
Clara Sverner teve sólida formação que se iniciou em São Paulo com o professor José Kliass. Aperfeiçoou-se nos centros musicais mais avançados, como o Conservatório de Genebra, onde recebeu uma medalha de ouro, e o Mannes College of Music, de Nova Iorque. Premiada no Concurso Internacional Wilhelm Backhaus, ainda adolescente iniciou a vitoriosa carreira que a tornou uma das mais prestigiadas virtuoses brasileiras.

Apresentou-se em recitais e concertos por todos o Brasil e em turnês para plateias da Europa, dos Estados Unidos, do Japão e de Israel. Em seus programas executa repertório que inclui desde antigos virginalistas ingleses do século XVI até os principais representantes do século XX.

No domínio da música clássica brasileira, principal responsável pela redescoberta da obras de Glauco Velásquez. Pioneira, também, na revalorização da produção pianística de Chiquinha Gonzaga, a quem dedicou várias gravações. Responsável pela primeira gravação do disco no Brasil com obras de Anton Webern, Alban Berg, Eric Satie e Maurice Ravel, em 1974.  Na sua parceria com o saxofonista Paulo Moura abriu-se para outros universos sonoros, explorando um repertório que abrangia desde os clássicos da nossa música popular, como Pixinguinha, até obras especialmente compostas para o duo por Almeida Prado, Gilberto Mendes e Ronaldo Miranda. Com Paulo, gravou quatro discos, sendo que “Vou Vivendo” ganhou o prêmio Villa-Lobos, em 1986.

Sua parceria com João Carlos de Assis Brasil foi muito expressiva e resultou em dois discos, sendo um com obras de Joplin e Satie, considerado pela crítica um dos melhores do ano. A discografia de Clara Sverner, que reflete sua estética apurada e seu espírito de vanguarda, consiste em mais de 25 títulos, distribuídos internacionalmente.

Festejada pelo público e crítica é a “Íntegra das Sonatas de Mozart”, em 2009. O primeiro volume de “Mozart Por Clara Sverner” foi finalista do Prêmio TIM. O Vol. 2 ganhou o Prêmio TIM de Melhor Disco Clássico. O Vol. 3 indicado ao Grammy Latino. Em 2008 participa no disco solo “Nós” de Marcelo Camelo, nas músicas “Passeando” e “Saudade”.

Em junho de 2009 no Oi Futuro apresenta-se com seu filho Muti Randolph, em um projeto inovador onde imagens são geradas a partir do piano e, em 2012, no Sónar, um dos mais prestigiados festivais do mundo em música eletrônica de vanguarda. Em 2011 o disco “Chopin por Clara Sverner” foi indicado ao Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de música clássica.

Ainda esse ano, estará lançando o CD “Debussy e Ravel por Clara Sverner”, gravado em Londres, distribuído pela Azul Music. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário