terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tatuí, Itapeva e Florianópolis podem implantar Postos Veterinários

Do site Olhar Animal, editado pelo DT

Em encontro com protetores de animais realizado no último dia 11, a candidata à prefeitura de Florianópolis/SC, Ângela Albino, manifestou seu apoio à proposta encaminhada por ONGs para a implantação de Postos Veterinários de Proteção aos Animais, incluindo-a em seu Plano de Governo. O projeto prevê a criação de 9 unidades espalhadas pela cidade, descentralizando e ampliando o serviço de castração gratuita de cães e gatos, hoje restrito ao Centro de Controle de Zoonoses. A proposta inclui o atendimento clínico a animais tutelados pela população de baixa renda, que atualmente não têm acesso às clínicas particulares, e a promoção de ações educacionais.

A candidata recebeu dos protetores o "Kit Fulaninho, o cão que ninguém queria", produzido pelo Instituto Nina Rosa, de São Paulo, como sugestão de material a ser integrado às ações educativas relacionadas à guarda responsável de cães e gatos. Além dos postos, Ângela Albino pretende criar o "castramóvel", uma unidade volante destinada à esterilização nos pontos mais remotos da cidade e à intensificação das castrações nas áreas mais críticas.

As medidas visam equacionar efetivamente o problema da superpopulação de cães e gatos, minimizando o abandono e outras formas de maus-tratos aos animais e prevenindo contra a transmissão de zoonoses à população. Ângela destacou a importância do diálogo com as ONGs para a definição das políticas públicas em relação aos animais.

Candidatos em outros dois municípios manifestaram a intenção de implantar os Postos Veterinários. Manu, em Tatuí, e Paulo de La Rua, em Itapeva, ambos no interior do SP, comprometeram-se com projeto, criado pelo ativista José Franson, candidato a vereador em Tatui/SP. A proposta original dos Postos Veterinários de Proteção aos Animais está disponível em http://goo.gl/WIYM9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário