domingo, 19 de agosto de 2012

Polícia Militar faz apresentação no 'Estimacão' em Tatuí

Eduardo Ribeiro Jr
Do G1 Itapetininga e Região

A equipe canil da Polícia Militar de Tatuí fez apresentação com quatro cachorros durante o 'Estimacão' neste domingo 19. O público presente teve a oportunidade de conhecer como é feita a operação envolvendo animais.

De acordo com o soldado Valdomiro de Oliveira, um dos responsáveis pelo canil da PM na cidade, a utilização de cães em operações são de grande importância. “Esses animais são treinados para o tipo de necessidade. Eles acabam sendo uma arma não letal para a polícia”, explica.

De acordo com o policial, existem dois tipos de funções: o animal de faro, usado para encontrar entorpecentes, e o cão de polícia, para operações preventivas e repressivas. “As preventivas são aquelas em abordagens às pessoas. É uma forma de manter a ordem. Já a ação repressiva é em caso de perseguição à criminosos. Se o suspeito estiver armado ou fugir, o cachorro vai atacá-lo para evitar sua ação”, conta.

Polícia Militar de Tatuí, SP, faz apresentação no 'Estimacão' (Foto: Eduardo Ribeiro Jr. / G1)

Mas o PM ressalta que os animais são extremamente dóceis. “Eles são treinados para isso. Mas eles gostam de atenção e carinho. Quando partem para o ataque, é para a defesa dele e de seu agente”.

O público presente aplaudiu a apresentação dos cães da PM. A moradora de Tatuí, Marta Gonçalves, diz que gostou muito dos animais. “Eu pensava que eles eram bravos, mas vi que são mansos”, relata, acariciando o Vulcano, um dos quatro animais do canil em Tatuí. Valdomiro comenta que a capacide do canil é para 12 animais.

Diferenças
E o Estimacão é um festival de diversidade. Com muitos animais grandes, pequenos, peludos, sem pelo, compridos e exóticos, o evento mostra que as diferenças fazem parte da festa.

A família Monteiro foi um exemplo de diferenças. O pai Sergio, a mãe Luciana e o filho Viniciius desfilaram no campo municipal em Tatuí com seus dois animais de estimação. A grandalhona Hadassa, uma São Bernardo, e a nem tão grande fox paulista Hana chamaram a atenção dos visitantes.

A mãe conta que sempre gostou da raça são Bernardo e chegou a ter dois cachorros. Já seu filho queria ter um animal menor, para que pudesse carregar. Apesar da grande diferença no tamanho, a família vive em harmonia. “É uma alegria só. Crianças e cachorros correndo pela casa”.

Sergio diz que aproveita o 'Estimacão' para sair com os animais. Ele relata que, com pouco tempo livre por causa do trabalho, sai pouco com os cães. “Sabe como é, né? Não sobra tempo. Saímos uma vez por semana com o cachorro, e oquando dá”, conta rindo.

Outra superação nas diferenças que o 'Estimacão' apresentou foi entre times de futebol. O clima de amizade foi maior que a rivalidade entre Santos e Corinthians, times paulistas que jogam neste domingo (19) em disputa pelo Campeonato Brasileiro.

O corintiano José Dias diz que o mais importante é passear com o cachorro e fazer amizade. Ele levou a cadelinha Panda para aproveitar o 'Estimação'. O santista Reginaldo de Almeida concorda. “A rivalidade fica no campo. Aqui no Estimação é só amizade”. Com ele estava a fêmea Lupita. Os dois até posaram juntos para um registro do G1. Eles aproveitaram o domingo ensolarado para passear com a família e promover momentos de lazer, também, para os animais.
O clima de amizade foi maior que a rivalidade (Foto: Eduardo Ribeiro Jr. / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário