quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Banda do Conservatório de Tatuí faz show com convidados especiais

Do G1 Itapetininga e Região

O Conservatório de Tatuí vai realizar um concerto especial hoje, quinta-feira 16. O espetáculo ficará por conta da Banda Sinfônica do Conservatório, que receberá as participações especiais da regente Inez Beatriz Castro Martins e o violinista Alessandro Borgomanero.

A apresentação será às 20h30, no teatro Procópio Ferreira e o ingresso custa R$ 10. A retirada deve ser feita na bilheteria do teatro. Estudantes, idosos e aposentados pagam meia entrada.

A maestrina Inez irá participar durante a execução da música “Lincolnshire Posy”, de Percy Aldridge Grainger. A obra é um marco na composição original para banda sinfônica. Nessa música, Grainger trabalha com diversos temas folclóricos, recolhidos por ele entre 1905 e 1906, na Inglaterra.

A Banda Sinfônica tocará também a obra “Concerto para Violino nº2, opus 129”, de Dimitri Shostakovich, com orquestração para sopros de Marcos Rodrigo. O violinista Alessandro Borgamanero vai fazer o solo durante a peça.

Uma das principais características da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é executar no Brasil obras estrangeiras.

A Banda
Montada em 1992, a Banda Sinfônica de Tatuí surgiu a partir de um processo de profissionalização dos alunos. Até 1996, participar do grupo era a única oportunidade de estudantes de níveis avançados interagirem com músicos profissionais, em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes.

Atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. O grupo já gravou diversos CDs e um DVD.

Outra característica importante da Banda Sinfônica é seu esforço em formar novas platéias por meio de concertos didáticos. A banda vem realizando ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário