domingo, 19 de agosto de 2012

Banco de Alimentos promoveu mutirão antropométrico com 259 crianças no Rosa Garcia 2

19/08/2012 - O Banco de Alimentos promoveu no sábado18 a terceira edição do mutirão antropométrico. Participaram 259 crianças, no Posto de Saúde do Jardim Rosa Garcia 2, e registrou recorde em relação ao número de crianças pesadas e medidas anteriormente. Do total, apenas 59 tiveram o IMC (Índice de Massa Corporal) considerado normal para a idade, que varia de 0 a 4 anos.

Conforme dados divulgados pelo Banco de Alimentos, 25 meninos e 29 meninas têm peso considerado abaixo do ideal, quando comparado à idade e à altura. Na situação oposta, estão outras 71 crianças (42 meninos e 29 meninas), classificadas como obesas. Há, ainda, 44 meninos e 31 meninas em situação de sobrepeso, que caracteriza “situação de risco”, mas não chega a ser vista como “obesidade”.

As edições anteriores do mutirão aconteceram no Jardim Santa Rita de Cássia, nos dias 24 e 25 de março, e no bairro Tanquinho, em 19 de maio. As duas etapas registraram a participação de 283 crianças. Destas, 37 apresentaram quadro de desnutrição, sendo 34 delas do Jardim Santa Rita de Cássia.

Com base nas informações coletadas no mutirão, a equipe de profissionais do Banco de Alimentos planeja ações para intervir nos casos de desnutrição e obesidade detectados. As crianças com peso abaixo do ideal passam a integrar o programa de apadrinhamento, pelo qual recebem doações semanais de alimentos, como leite, sustagem e cereais. O repasse é supervisionado por nutricionista.

Para fazer o repasse dos alimentos, a entidade conta com a adesão de colaboradores. Eles se encarregam de comprar os alimentos indicados e de encaminhá-los ao Banco de Alimentos. Os profissionais fazem a divisão em porções diárias e, semanalmente, levam às famílias.

Para as famílias das crianças com sobrepeso e obesidade, o Banco de Alimentos planejou ações coletivas de reeducação alimentar.

O Banco de Alimentos planeja nova edição da iniciativa para o Jardim Europa e para a região da Vila Angélica e Jardim Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário