sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aniversário de Tatuí no site do Governo do Estado

TATUÍ COMEMORA 186 ANOS COM 70ª SEMANA PAULO SETÚBAL

por Raquel Ziskind


No próximo sábado (11/8), a cidade de Tatuí completará 186 anos e para comemorar esta data ações estão sendo organizadas, como a 70ª Semana Paulo Setúbal que traz a exposição “90 anos em Folha Imagens do Brasil Moderno”, do jornal Folha de S.Paulo. A mostra funciona, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Hoje, (8/8), acontece a partir das 20h30, o evento denominado “O Poeta e o Seresteiro”, homenageando a poesia e poetas, de Paulo Setúbal a Paulo Ribeiro com direção de Rogério Vianna. No dia seguinte, (9/8), também no mesmo horário, haverá o concerto especial do Grupo de Percussão do Conservatório, sob a coordenação do professor Luís Marcos Caldana. Ambos acontecem no Teatro Procópio Ferreira, Rua São Bento, 415.

As festividades também contam com uma feira de artesanato. Cerca de 40 barracas com produtos confeccionados por artesãos da cidade trazem produtos feitos em patchwork, tricô, crochê, bijuteria, além de uma praça de alimentação. A feira acontece das 9h às 21, na Praça da Santa.

O grande destaque da programação é no sábado (11/8), dia do aniversário da cidade. Logo pela manhã, a partir das 9h, a Avenida Cel. Firmo Vieira será palco do desfile cívico em comemoração a Tatuí, além de uma série de eventos esportivos, musicais e culturais, ações programadas para toda a família. Destaques para o show de aniversário com a banda Virada do Século, apresentação da dupla Léo e Junior, além de uma balada dançante no Clube Renascer.

A programação está sendo organizada pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e acontecem até o próximo domingo, (12/8) com entrada franca.

História

A cidade tem grande importância para a história, pois foi uma das primeiras do País a libertar seus escravos, mesmo antes da Lei Áurea vigorar. A origem de seu nome vem do Tupi Guarani e significa “Água do Rio Tatu”. A palavra Tatuí passou por várias transformações: Tatuuvu, Tatuhu, Tatuhibi, Tatuy, Tatuhy e finalmente Tatuí. Hoje a cidade conta com cerca de 107 mil habitantes.

A história do município surge quando os Bandeirantes expulsaram os índios e foram os primeiros a chegar na região em busca de metais. No ano de 1609, as terras foram cedidas aos frades do convento, Carmo de Itu, que tempos depois arrendaram as terras a dois sertanejos que se estabeleceram na região e que através de uma procuração, conseguiram mudar o povoado para a região que atualmente é a cidade de Tatuí.

Já em 1810 foi criada a primeira fábrica de ferro da América Latina, onde só era permitido o corte de madeira a quem fosse empregado da fábrica, atraindo pessoas à região, onde se formou um povoado. A divisão de terras foi feita em 1826, data da fundação da cidade pelo Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, e logo veio a construção da primeira rua, a 11 de Agosto. Mas foi em 1861 que Tatuí foi considerada cidade e teve sua comarca instalada em 1877.

Localizada a 131 km da capital, o acesso é através da rodovia Presidente Castelo Branco (SP 280) Senador Laurindo Dias Minhoto (SP 141) Antonio Romano Schincariol (SP 127) Mário Batista Mori (SP 141).

Nenhum comentário:

Postar um comentário