terça-feira, 10 de julho de 2012

Rock Progressivo em luto: Morre José Roberto Bertrami, tecladista do Azymuth

BRUNO DUARTE 10 DE JULHO DE 2012



De acordo com notícia publicada no site da banda de Rock Progressivo, Azymuth, o tecladista José Roberto Bertrami faleceu aos 66 anos, no último dominngo (8). “Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento de nosso querido José Roerto Bertrami, nosso tecladista, amigo de todas as horas. Maiores detalhes virão a seguir. Que Deus o tenha, amigo!”

O Azymuth foi a primeira banda brasileira a ser convidada para participar do famoso Festival de Jazz de Montreux, em 1977. O grupo, que era um trio composto por Alex Malheiros (baixo), Ivan Conti (bateria) e José Roberto Bertrami (teclados), foi fundado nos anos 70 e fazia um rock progressivo com elementos de funk, jazz e fusion.

O cantor Ed Motta lamentou a morte do músico em suas redes sociais. “Bertrami foi um embaixador da cultura brasileira sem ser brasilianista, careta, regional. Sempre fez música super brasileira mas através de teclados elétricos, sintetizadores analógicos etc. Fico mega triste também porque estava para convidar o Bertrami para tocar no meu novo disco, isso já estava no papel desde o começo”, declarou em seu facebook.

Entre os maiores sucessos do Azymuth estão: Melô da Cuíca e Jazz Carnival. Bertrami nasceu em Tatuí, no interior de São Paulo, e aos 12 anos iniciou a sua carreira musical. Ao lado do Azymuth, o músico teve 29 trabalhos lançados.

Confira acima o som do Azymuth, em um vídeo feito por um fã em homenagem a Bertrami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário