quinta-feira, 12 de julho de 2012

Gonzaga recebe certificação Prefeito Amigo da Criança

A Fundação Abrinq entregou para o prefeito de Tatuí Luiz Gonzaga Vieira de Camargo o certificado do programa Prefeito Amigo da Criança. A solenidade aconteceu na Câmara dos Deputados, no Auditório Nereu Ramos, no dia 27 de junho. Cento e oitenta e dois prefeitos brasileiros foram homenageados.

Segundo o comunicado da Fundação Abrinq, Tatuí foi premiada na categoria “Reconhecimento Pleno”. Explica o comunicado, que ao final de cada gestão - neste caso 2009/2012 - foram reconhecidos os gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Nesta edição, a premiação teve a adesão de 1.566 municípios. Deles, 307 cumpriram com os critérios iniciais propostos e apenas 182 tiveram o reconhecimento pleno, entre eles Tatuí.

O prefeito Gonzaga considera que as ações para a redução da mortalidade infantil e o expressivo aumento de vagas em creches colaboraram para a certificação. Destaca também o prefeito a construção de várias escolas de ensino fundamental. Além disso, vários outros projetos sociais acontecem em diversas secretarias municipais voltados às crianças e adolescentes.



Na solenidade em Brasília, o prefeito tatuiano esteve acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidaridade), Maria José Vieira de Camargo.

O selo - O programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 pela Fundação Abrinq com o objetivo de comprometer os gestores municipais para darem prioridade à criança e ao adolescente.

A Fundação Abrinq é uma instituição sem fins lucrativos, foi criada em 1990 - ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Seu trabalho é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).

Funcionamento - No primeiro ano de gestão, os municípios integrantes do programa fazem o diagnóstico da situação da infância e traçam metas de enfrentamento dos problemas.

Para tanto, foi desenvolvido um mapa de monitoramento e avaliação de indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento. O preenchimento do mapa permite acompanhar a evolução do município.

Ao final de cada etapa do mapa, a equipe do programa faz relatórios de recomendação para subsidiar tecnicamente os municípios.

São realizados também seminários e elaborados cadernos temáticos e boletins eletrônicos com as principais temáticas abordadas no mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário