segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cão de tatuiano conquista 1º lugar em “Brasileiro de Adestramento”

Do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5626, de 01.07.2012

O adestrador tatuiano Fábio Bueno obteve mais uma conquista em seu currículo: o cão treinado por ele, o pastor alemão Phanomen Aristo, obteve o primeiro lugar no “1º Campeonato Brasileiro de Adestramento de Cães”, promovido pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). O feito aconteceu nos dias 22, 23 e 24, sendo válido como seletiva para o “Campeonato Mundial de Adestramento IPO”, da Federação Cinológica Internacional.

Bueno integra a equipe CTC Sorocaba, tendo animal inscrito na categoria “IPO 1” que inclui provas de faro, obediência e proteção. Conforme informações divulgadas pela organização, o cão Phanomen Aristo obteve 256 pontos na soma geral das provas, finalizando a competição em primeiro lugar. O animal registrou 84 pontos na prova de faro, 84 na de obediência e 88 na de proteção.

O segundo lugar ficou com pastor alemão de nome Zorro II do Sadonana, conduzido por Marcus V. da Silva Freitas, que finalizou as provas com 252 pontos na soma das três provas. O cão Hector Dharma PBS, pastor alemão conduzido por Joel Mascarenhas Martins, não obteve pontuação mínima para classificação, totalizando 181 pontos nas provas disputadas, ficando fora do pódio.

Além da “IPO 1”, a competição reuniu animais nas categorias “IPO 2”, “IPO 3” e “APr 1”. No total, 29 cães participaram das disputas realizadas em dois locais diferentes. A prova de faro (seção A) teve realização em uma grameira situada na cidade de São José dos Campos. Já as de obediência e proteção (seções B e C) aconteceram na cidade de Mogi das Cruzes.

O evento teve como árbitros convidados Edgar Scherkl, da Alemanha, e Orisval Lara e Rogério Sandoval Silveira (suplente), do Brasil. Atuaram como figurantes, nas provas de proteção, Gilson Alves e Max Macedo. A competição atraiu cães com títulos de pedigree emitidos por clubes filiados à CBKC. Os animais participantes também precisaram ser titulados em BH (“begleithund”, ou cão de companhia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário