sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pesquisa de alunos é apresentada em feira de escola em Tatuí

Jovens estudam um tema e apresentam na feira da entidade.
Este ano, o assunto é a relação entre saúde e natureza.

Eduardo Ribeiro Jr.
Do G1, com poucas modificações


Os alunos estão acertando os últimos detalhes para a feira. (Foto: Divulgação)

O Colégio Adventista de Tatuí  promove todos os anos uma feira para incentivar o estudo dos alunos. Chamada de 'Feira do Conhecimento', os estudantes, junto com os professores e diretores da escola, escolhem um tema e fazem pesquisas sobre o assunto para apresentar durante a feira, que é aberta para toda a comunidade e tem entrada franca. Este ano, o tema é a saúde. Entitulado de 'Saúde – Os 8 Remédios Naturais', os trabalhos realizados pelos alunos vão abordar a qualidade de vida e a relação de harmonia com a natureza.

O objetivo do evento é estimular os alunos à pesquisa e promover a conscientização da importância de desenvolver hábitos saudáveis. A coordenadora de educação da escola, Suzy Dutra, conta que os remédios naturais são tudo aquilo que encontramos na natureza ou que aproveitamos para ter uma vida melhor se utilizando dela. "Esses 'remédios' são o ar puro, água pura, luz solar, exercício físico, alimentação saudável, repouso, equilíbrio e confiança em Deus. Na sociedade estressante que vivemos hoje, sabendo usar esses 'remédios', podemos ter uma vida melhor, até mesmo evitando doenças". Suzy conta que os jovens exploraram, de formas diferentes, maneiras de cuidar da saúde de forma natural.

A coordenadora de Educação da escola explica que os temas são definidos no começo do ano e os estudantes pesquisam durante todo o semestre. "Os alunos de todas as séries participam. São 390 estudantes trabalhando para realizar a feira".
Cada sala é responsável por um tema e são os próprios alunos que estão decorando os estandes. (Foto: Divulgação)

A feira
Na edição do ano passado, os alunos abordaram o tema 'Sustentabilidade'. Segundo Suzy Dutra, coordenadora da escola, cerca de 700 pessoas passaram pela feira em 2011. Ela espera receber na feira deste ano um público em torno de mil pessoas.

A feira será realizada no dia 3 de junho, das 8h às 13h, na Escola Adventista de Tatuí, que fica na Rua Angelo Antonio Martins, 110, Jd. Vanderlei. A entrada é franca.

O estudante Guilherme Fernandes Garcia, 17 anos, está no terceiro ano do ensino médio e diz que está bem ansioso com os preparativos. "A feira sempre atrai muitas pessoas, o que resulta em um pouco de ansiedade, mas a sala está bem segura, cada um trabalhando na sua área de pesquisa". Ele comenta que a turma dele ficou responsável pelo 'Repouso'. "Nós vamos abordar sobre a importância do sono, quais as funções do cérebro durante o repouso. Também vamos falar sobre alguns distúrbios, como insônia, sonambulismo. Fizemos uma pesquisa bem aprofundada".

Guilherme relata que, durante a feira, eles vão simular algumas situações e explicar para o público como funciona o organismo durante o sono e sobre os efeitos gerados por causa dos distúrbios e mostrar como são feitos os exames.

A colega de sala Beatriz Alves Silveira, de 16 anos, que vai participar pela terceira vez, conta que é prazeroso realizar a feira. O grupo dela vai falar especificamente sobre a insônia. "Vamos apontar o índice de pessoas que tem o distúrbio, falar sobre as causas, consequências e tratamento e mostrar algumas curiosidades.

A jovem pesquisou bastante sobre o assunto e argumenta que aprendeu muito. "Pesquisei como funciona o cérebro e descobri que a insônia é genética. Ela não tem cura, mas tem tratamento". Outra curiosidade que a estudante revela é que a insônia é comum. "A insônia é considerada um distúrbio quando a pessoa tem a partir de três vezes por semana. Menos que isso é considerado normal".
A sala de aula vai se transformar em um 'instituto do sono'. (Foto: Divulgação)

Guilherme diz que a expectativa é que as pessoas participem da feira, aprendam com ela e levem esse conhecimento multiplicando para outras pessoas.

Mas o que está tirando o sono da aluna são os detalhes. Ela diz que começa nesta quinta-feira (31) os prepartivos para a feira. "é muita ansiedade, mas vai dar tudo certo".

Guilherme concorda com a preocupação da colega. "Vamos transformar a sala de aula em uma clínica, com todo aquele ambiente, para provocar a expectativa no público. A nossa proposta é convidar as pessoas a tirarem uma soneca com a nossa sala", revela.

Outra aluna que também está apreensiva com os preparativos é Sarah Cristina Aragão, de 12 anos, do oitavo ano (antiga sétima série). A sala dela ficou com o tema 'Alimentação Saudável'. A estudante comenta que, como Beatriz, também é sua terceira participação na feira. Mas, apesar da experiência, ela diz que cada ano é diferente, sempre com uma novidade.

Ela explica que a alimentação é um item muito importante para a saúde. "A base de tudo é uma boa alimentação. Vamos mostrar a influência da comida no nosso organismo. Vamos falar sobre a má alimentação, que pode até levar a morte. Também vamos abordar sobre a alimentação especial para pessoas com diabetes, hipertensão, e outros problemas de saúde".

Sarah conta que na sua sala todo mundo também está cooperando. Uns pesquisando, outros preparando os artigos para a feira. Ela relata que o conteúdo já está tudo pronto, só falta os detalhes. "Cada sala vai ficar responsável pelo seu espaço. Além do material para divulgação, também vamos oferecer aferição de pressão, cálculo de massa corporal e outros serviços de prevenção".

Conhecimento próprio
Com as pesquisas feitas, Guilherme Garcia conta que começou a entender melhor a 'síndrome das pernas inquietas' que ele tem. "Eu achava que era uma mania, um costume do corpo, mas agora entendi que é mais do que isso. Tive um conhecimento maior sobre esse distúrbio do sono e, agora, estou buscando ajuda", relata.

A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio neurológico que promove sensações nas pernas, fazendo com que os pacientes mexam elas durante o sono, involuntariamente, prejudicando o repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário