quarta-feira, 6 de junho de 2012

Judocas vitoriosos do Programa Mais Educação são recebidos no Paço Municipal

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo recebeu em seu gabinete, no Paço Municipal, os alunos da Emef João Florêncio que participam do Programa “Mais Educação” e que conquistaram quatro medalhas de ouro e cinco de bronze em uma etapa do Campeonato da Federação Paulista de Judô, realizado no município de Piedade. Compareceram nove dos dez judocas. Eles competiram nas categorias mirim, infantil e pré-juvenil no dia 27 de maio.

Treinados pelo sensei Marcos Pires, os alunos demonstraram um rendimento inesperado. “Vários surpreenderam. É a primeira experiência de campeonato deles. Os próprios colegas torciam ajudando a superar o medo e o receio nas lutas”, afirma Marcos.

Foram para Piedade 46 alunos atletas das escolas municipais. Quatro escolas participaram sendo dez alunos da Emef João Florêncio, 11 alunos da Emef Lígia Vieira de Camargo Del Fiol, 17 alunos da Emef Accácio Vieira de Camargo e oito alunos da Emef José Tomas Borges, totalizando a conquista em cinco medalhas de ouro, quatro de prata e onze de bronze.

Porém o programa oferece outras atividades além do judô. Na EMEF João Florêncio o programa existe desde o ano passado e, dos medalhistas, seis entraram neste ano. Com horário diferenciado os alunos passam a manhã com as oficinas do “Mais Educação” que são judô, tênis, natação, música (fanfarra), meio ambiente, artes e reforço ministrados por seis professores. Os 108 alunos participantes almoçam na escola e no período da tarde frequentam o ensino regular. “O melhor do programa é que ele dá a oportunidade que, fora da escola, talvez eles (os alunos) não teriam chance de ter”, diz a coordenadora do projeto na EMEF João Florêncio e professora Dalila Fares.

No gabinete, o prefeito recebeu uma camiseta do programa do Sensei e incentivou os judocas. “Parabéns! Que essa seja a primeira de muitas conquistas. Continuem treinando e estudando bastante”, disse o prefeito.

Os responsáveis presentes, Sensei, a coordenadora geral municipal do programa Renata Kosugi e a coordenadora do programa na EMEF João Florêncio Dalila Fares agradeceram o apoio da Prefeitura que disponibiliza o Parque Ecológico Maria Tuca, as recém inauguradas quadras municipais de tênis e transporte para os campeonatos. “A educação precisa cada vez mais dessa união”, afirma Dalila.

O Programa - Iniciado no país em 2008 o objetivo era implantar o Mais Educação nas escolas com baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em Tatuí a primeira escola a integrar o programa foi a EMEF Profª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol em 2010. No ano seguinte outras seis escolas aderiram as atividades, sendo elas, EMEF João Florêncio, EMEF Maria da Conceição de Oliveira Marcondes, EMEF Maria Eli da Silva Camargo, EMEF Accácio Vieira de Camargo, EMEF José Tomás Borges e EMEF Firmo Antônio de Camargo Del Fiol.

Ao todo são cerca de 900 crianças atendidas. E há pretensão de ampliar as escolas participantes do Programa. “Neste ano queremos ter o Programa na escola Sarah (EMEF Sarah de Campos Vieira dos Santos) e na (EMEF Maria Helena Machado vinculada à EMEF Sarah) e na Magaly (EMEF Magaly Azambuja de Toledo). E em 2013 queremos que todas as escolas municipais tenham o “Mais Educação”, afirma a coordenadora geral do programa em Tatuí RenataRossiRodrigues Kosugi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário