quarta-feira, 13 de junho de 2012

Conservatório realiza atividades pedagógicas e artísticas gratuitas com o maestro Gregory Fritze

O Conservatório de Tatuí realiza a segunda edição do “Encontro com o Maestro”, evento que faz parte da programação do Coreto Paulista. O Encontro acontece no período de 18 a 22 de junho, com a participação do regente Gregory Fritze. As inscrições podem ser feitas pelo site www.coretopaulista.com.br.

Após efetuar a inscrição no site, o participante tem acesso gratuito a todas as atividades artísticas e pedagógicas do evento, com exceção do concerto no dia 22 de junho, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A apresentação terá regência do próprio Fritze e os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 para estudantes, idosos e aposentados.

Nos dias 18, 20 e 21 de junho, a partir das 9h, haverá ensaio aberto da Banda Sinfônica com presença do maestro Fritze. No dia 18, às 15h, será realizado o “1º Encontro com Compositores e Regentes – Universo Pessoal da obras para Banda Sinfônicas”. Dia 19, às 14h, o maestro Fritze fará uma apresentação sobre composições para bandas, estrutura musical e ideias musicais.

Já no dia 20 de junho, às 15h, será realizada palestra sobre análise composicional e orquestração das obras “Kristinmark Overture” e “Um Dia em Valencia – Suíte para Banda”. No dia 21 de junho, às 15h, haverá outra análise composicional e orquestração do terceiro e quarto movimento da obra “Dia em Valência”.

No último dia de atividades do programa “Encontro com o Maestro”, além do concerto com participação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, o maestro Fritze apresentará um masterclass para instrumentistas de metais graves a partir das 9h.

Maestro Gregory Fritze
Gregory Fritze é um renomado compositor, premiado pela Fundação Fulbright, e ativo intérprete, regente e educador. Ele é chefe do Departamento de Composição na Berklee College of Music, onde integra o corpo docente desde 1979. O Departamento de Composição Berklee é o maior do mundo, com quarenta e dois professores-compositores que atendem a quatro mil alunos de graduação de música, incluindo mais de uma centena de estudantes que se formam em composição (música de concerto).

Fritze já escreveu mais de sessenta composições para orquestra, banda, música de câmara e solistas. Ganhou mais de vinte prêmios de composição. Seus recentes prêmios incluem o primeiro lugar no “2 º Concurso Bienal de Composição para Banda Sinfônica”, em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, o “Prêmio de Composição Reneé Fischer”, o prêmio de composição “Ibla”, além dos prêmios do programa “Meet the Composer”, “Walt Disney Fellowship”, entre outros.

Muitas orquestras, bandas de concerto, conjuntos de câmara e solistas em todo o mundo têm encomendado obras a Fritze. Quatro obras escritas pelo maestro para banda espanholas ganharam o primeiro prêmio no “Certamen de Valência” e no “Concurso Kerkrade World Music”. Suas composições tem sido executadas em todo o mundo. Dezoito de suas músicas foram gravadas comercialmente por selos Albany Records, Classics MSR, Crystal, Mark Records Clearnote.

Fritz atua como palestrante, maestro e intérprete em mais de uma centena de faculdades, universidades e festivais de música nos Estados Unidos, Canadá, Japão, América do Sul e Europa. Em 1997 ele recebeu uma bolsa Senior Research da Fundação Fulbright para pesquisar composições para instrumentos de sopro de compositores espanhóis. De 2004 a 2007 atuou como especialista em música no Comitê Peer Review para seleção de bolsistas da Fundação Fulbright. Também intérprete ativo, ele é tubista principal da Rhode Island Philharmonic. Ele também é maestro principal da Boston Brass Ensemble.

Nasceu em Allentown, Pensilvânia, em 1954. Começou a estudar piano aos seis anos de idade com Helen Sell e mais tarde com Ralph Kemmerer de Allentown. Ele começou a estudar tuba aos dez anos com John Walters e mais tarde com Home Schlenker. Estudou teoria musical com Walter Dvorakivsky e Wayne Nottle e composição com Jame Craig de Allentown. Diplomou-se bacharel em composição pelo Conservatório de Boston, onde estudou piano com Katherine Alphin, tuba com Chester Roberts e composição com John G. Adams. Recebeu o título de Mestre em Composição e fez estudos de doutorado na Universidade de Indiana em Bloomington, onde estudou com Thomas Beversdorf, Eaton e John Fox Fred, e tuba com Harvey Phillips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário