sexta-feira, 1 de junho de 2012

Conservatório de Tatuí recebe o 18º Festival Brasileiro de Trombonistas

A Associação Brasileira de Trombonistas, em parceria com o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promoverá o 18º Festival Brasileiro de Trombonistas de 3 a 7 de junho. Estão programados diversos concertos e recitais, além de masterclasses e workshops.

A programação artística do festival começa com o recital, neste domingo, dia 3 de junho, do Zamba Trio, às 18h30, no Salão Villa-Lobos, com entrada franca. Em seguida, às 20h30, haverá o concerto com o Coral de Trombones da UFPE e Brasilidade Geral (da faculdade de música do Espírito Santo), no Teatro Procópio Ferreira. No dia 4, às 11h, o festival receberá Fernando Jovem e Wilson Dias para recital no Salão Villa-Lobos. Às 18h30, no mesmo local, Fernando Cardoso e Caroll Rangel apresentam recital. O evento principal acontece às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com os Corais de Trombone da UFMG e UFSJ.

No dia 5, a primeira apresentação será às 11h, no Salão Villa-Lobos, com o recital do Frank Jardilino e do Don Rayment. Às 18h30, será a vez dos membros da Orquestra Sinfônica Brasileira realizarem recital. Ás 20h30, a Banda Urbana ocupa o palco do Teatro Procópio Ferreira. Dia 6, membros do Festival Brasileiro de Trombonistas fazem recital no Salão Villa-Lobos e, às 18h30, realizam outra apresentação com Jacques Mauger. No Teatro Procópio Ferreira, às 20h30, acontece o concerto com o Projeto Bone e com o Regente Feijó Brass Band.

No dia de encerramento do 18º Festival Brasileiro de Trombonistas, 7 de julho, haverá o recital, às 11h, no Salão Villa-Lobos, com Carlos Eduardo Mello e Enrique Schneebeli. No mesmo local, às 18h30, concerto com Ensembles do Festival Brasileiro de Trombonistas. Às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, a Big Band do Conservatório de Tatuí apresenta-se ao lado de Raul de Souza, evento que marcará também o início do 4º Encontro Internacional de Metais do Conservatório de Tatuí.

As apresentações no Salão Villa-Lobos sempre terão entrada franca, enquanto o concertos no Teatro Procópio Ferreira serão cobrados R$ 10 e R$ 5 meia entrada. Mais informações no site www.conservatoriodetatui.org.br ou (15) 3205 8444.

Festival Brasileiro de Trombonistas

Na área acadêmica, o XVIII Festival Brasileiro de Trombonistas tem programado masterclasses, workshops e duas atividades inéditas na história do evento: o 1º Concurso Jovens Solistas e o I Simpósio Científico da ABT.

Entrando em sua maioridade, o festival é uma oportunidade única de reunir trombonistas de todo o país. “Reunimos todos os associados da ABT numa data específica do ano. Sabemos que o Brasil é um país muito grande e com características regionais bem contrastantes e, por meio do evento, podemos discutir rumos para a escola de trombones no país, com a intenção de unificá-la e, também, de oferecer informações de nível nacional a todos os associados”, destacou o presidente da ABT, Wilson Dias.

O XVIII Festival Brasileiro de Trombonistas contará com diferentes atividades durante seus cinco dias de realização. Nas manhãs, serão oferecidos três masterclasses simultâneos: trombone tenor, trombone baixo e trombone popular. Nos períodos da tarde, o evento terá sete classes limitadas a pequenos grupos de participantes, com temáticas diferentes – alguns dos temas já confirmados são: “prática de orquestra”, “solista”, “música de câmara”, “técnicas gerais” e “improvisação”.

Os convidados especiais para o festival são Carlos Eduardo Mello (UNB), Eduardo Machado (USB), Frank Jardilino (Brasil/Itália), Gilberto Gianelli (Teatro Municipal de São Paulo), Jacques Mauger (França), Marcelo de Jesus (Conservatório de Tatuí), Rafael Rocha (Espírito Santo), Rafael Paixão (OSB), Raul de Souza (Brasil/França). Além desses, Sandoval Moreno (UFPB), Wagner Polistchuck, Don Rayment (Canadá), Fernando Cardoso (Brasil/EUA), Hugo Ksenhuk (Teatro Municipal de São Paulo), Enrique Scheneebeli (Argentina) e Ricardo dos Santos (OSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário