sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vera Holtz se despe da vaidade para viver Lucinda


POR PAULO RICARDO MOREIRA

Rio - Aos 58 anos, a atriz tatuiana Vera Holtz jogou fora qualquer pingo de vaidade para interpretar Lucinda, a ‘mãe do lixão’, em ‘Avenida Brasil’. A atriz aparece sem maquiagem, com os cabelos brancos, às vezes desgrenhados ou encobertos por uma touca, e só usa roupas desgastadas, feitas com material reciclado. Mas se engana quem pensa que o visual desleixado é um problema para ela. “Não tenho muita relação com a vaidade, isso não é um valor para mim”, garante a atriz, que parou de pintar os cabelos desde a novela ‘Três Irmãs’ (2009). “No caso da Lucinda, preciso estar descuidada, porque ela mora no lixão”, completa.

Vera não visitou o aterro sanitário de Gramacho, no qual o lixão da novela foi inspirado, mas buscou outras fontes de informação para saber como vivem os catadores. “Já tinha visto o filme ‘Estamira’, que conta a história dessas pessoas no lixão de Gramacho. E conheci o trabalho que o Vik Muniz (artista plástico) fez com eles”, conta.
Vera Holtz é a Mãe Lucinda, de 'Avenida Brasil' | Foto: Divulgação

Mesmo sendo um lixão de mentira, Vera usa luvas como proteção quando está gravando no local. No verão, ela diz que foi difícil suportar o calor. No meio da montanha de entulho, a atriz ainda se surpreende com algumas descobertas. “Tem um cachorrão de pelúcia que mete medo nos cães de verdade. Já encontramos até um ovo de Páscoa de isopor”, diverte-se.

Contracenar com atores mirins tem sido um desafio a mais. No papel de uma mulher maternal e amorosa, que abriga várias crianças em sua casa, a atriz diz que teve que achar um elo de ligação com os pequenos. “Eles estão em outro mundo, do qual eu já tinha me distanciado há tempos”, explica ela, que nunca se casou nem teve filhos. “É um universo que não conheço”, admite.

Por causa da afetividade da personagem, Vera revela que já tem sido chamada de Mãe Lucinda nas ruas: “São crianças e adultos que falam que querem me levar pra casa”.

Mas será mesmo que a personagem é do bem? A atriz já não tem tanta certeza sobre a honestidade da ‘mãe do lixão’, até porque alguns diálogos recentes entre a personagem e o asqueroso Nilo (José de Abreu) deixaram no ar que ela teria praticado um assassinato no passado e que os dois têm o rabo preso com a vilã Carminha (Adriana Esteves).

“Se ela cumpriu pena, deve ter uma paciência gigante. Ela vive no lixão como se estivesse em um conto de fadas”, avalia Vera, que garante não saber o segredo de Lucinda. “Eu atiro para todos os lados. Vou desde a ternura até a ira nas discussões com o Nilo”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário