quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tatuí terá 23 casas populares para moradores em áreas de risco

Tatuí terá 23 casas populares para os moradores em áreas de risco, a baixo custo. Na quarta-feira, dia 2, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin autorizou a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU e da Agência Casa Paulista, a celebrar protocolo com a Prefeitura de Tatuí para a viabilização das obras.

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo esteve presente evento e assinou o protocolo de intenção com a Secretaria da Habitação, através do secretário Sílvio Torres. Segundo o prefeito Gonzaga, as famílias beneficiadas já estão cadastradas e estão morando em áreas de risco às margens do Córrego Ponte Preta e Ribeirão do Manduca.

O documento é o primeiro passo para formalização da parceria e edificação dos novos conjuntos habitacionais. A prefeitura já apresentou a indicação dos terrenos para abrigarem os empreendimentos, que foram analisados e aprovados pela equipe técnica da CDHU. Ainda não há previsão do investimento da Secretaria Estadual da Habitação.

Todas as unidades serão construídas com as melhorias do padrão da CDHU. As unidades contarão como sistema de aquecimento solar, laje ou forro de PVC, azulejos na cozinha e no banheiro, revestimento de piso em todos os cômodos e pé direito ampliado para 2,6 m. Na parte externa, as moradias terão muro divisório entre os lotes, tratamento paisagístico, calçadas com guias e sarjetas, pavimentação entre outros itens.

Os imóveis da CDHU serão viabilizados por meio do Programa Parceria com Municípios. Os empreendimentos serão implantados em terrenos doados pelas prefeituras, que vão administrar as obras diretamente, com repasse de recursos e supervisão da CDHU. Com isso, os municípios poderão contratar, por licitação, empresas locais para execução do projeto, o que permitirá geração de renda na região.

"É fundamental essa sinergia entre Estado e prefeituras. Por essa razão, essas moradias da CDHU serão construídas pelo Programa Administração Direta, que gera empregos na cidade, fortalece as empresas regionais e proporciona ao povo a possibilidade de acompanhar as obras de perto e cobrar as providências diretamente dos responsáveis", ressaltou o secretário estadual da Habitação, Sílvio Torres, durante o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário