quinta-feira, 3 de maio de 2012

Região terá seminário sobre Tropeirismo e Turismo Rural


Da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O Fórum Permanente de Turismo Regional Itupararanga Sorocabana, que é formado por 32 municípios da região de Sorocaba, realizará no dia 25, a partir das 8h30, na Fazenda Ipanema, o I Seminário Técnico Científico de Tropeirismo e Turismo Rural. O Fórum, que tem na coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba (sede), tem como foco o desenvolvimento do turismo regional como meio de geração de emprego e renda.

O evento terá palestras de especialistas e debates sobre o andamento do turismo regional, e acontecerá paralelamente às celebrações da Semana do Tropeirismo. "O tropeirismo é o carro-chefe da história e da cultura regional e, em função disso, o tema a ser discutido no seminário é mais do que oportuno", destaca o secretário Mário Tanigawa.

Com expectativa de contar com a presença de prefeitos e representantes dos 32 municípios que integram o Fórum, o Seminário acontecerá na Casa das Armas Brancas. Com crescimento de aproximadamente 30% ao ano, o turismo rural é uma das atividades econômicas que mais se desenvolve no Brasil. No ranking mundial, segundo o Sebrae, o Brasil ocupa a quarta posição no segmento, perdendo apenas para Espanha, Portugal e Argentina.

A primeira palestra terá como tema "A Importância do Associativismo no Desenvolvimento do Turismo Rural – Caso de Venda Nova do Imigrante" (cidade do ES) com Leandro Carnielli. Em seguida, Marcela Moro falará sobre "Turismo Técnico-Científico e Desenvolvimento de Roteiros – Case do CT2"; entre 11h e 12h30. Em seguida, haverá debate na Mesa Redonda: "O Turismo como fator de resgate da cultura tropeira", com Geraldo Bonadio e José Rubens Incao.

Entre 14h30 e 16h, será realizada uma visita histórica na Floresta Nacional de Ipanema, plantio de ipês e o hasteamento da bandeira da paz. Em seguida, haverá apresentação de músicas tradicionalistas com o Grupo de Violão e Viola Som da Terra. Encerrando o I Seminário Técnico Científico de Tropeirismo e Turismo Rural, haverá a Aprovação da Carta de Ipanema, seguida de recepção à VII Tropeada Paulista Itararé – Sorocaba.

Além de Sorocaba, devem participar do evento os municípios de Tatuí, Alambari, Alumínio, Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Tapiraí, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim. Como convidados: Sistema S (Sebrae, Ciesp, Sesi, Senac e SEST/SENAT), Conselho Municipal de Turismo, Convention Bureau e Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes.

Outras informações ou confirmar presença pelo telefone: (15) 3417.1980; ou pelo e-mail comunicação@sorocababureau.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário