segunda-feira, 14 de maio de 2012

Encontro de Madeiras de Orquestra bate recorde de inscrições

III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra começa nesta quarta-feira

O III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, realizado entre 16 e 19 de maio, apresenta diversas atrações musicais. Serão quatro concertos no Teatro Procópio Ferreira e três recitais no Salão Villa-Lobos, com entrada franca. Entre os convidados estão Edson Beltrami, Alexandre Barros, Alexandre Silvério, Jill Felber e Ronald Van Sapendonck, todos reconhecidos internacionalmente. O encontro é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e organizado pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí.

O III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, nesta edição, contabilizou 173 inscrições, maior número de todas as edições do encontro. Os participantes inscritos são de 11 estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, mais Distrito Federal.

“Foi surpreendente. Sempre vieram pessoas de estados como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, além de São Paulo, mas desta vez temos inscritos do norte do país. Também fiquei contente, pois os inscritos formam um público diverso, de conservatórios, universidades, professores e músicos profissionais. Isto mostra o alto nível dos artistas que trouxemos e, além disso, que temos um evento renomado”, afirmou o coordenador do encontro, Otávio Blóes.

Com o recorde de inscrições, houve uma grande procura pelas masterclasses. Nesta edição, de acordo com Blóes, 36 alunos terão a oportunidade de realizar aulas com os artistas do encontro, um número que também não havia sido contabilizado em nenhuma das edições anteriores. “No entanto, todos os inscritos terão a oportunidade de assistir estas masterclasses, todo mundo poderá tirar proveito”, lembrou.
O III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra integra a série de eventos bienais do Conservatório de Tatuí reunindo atividades pedagógicas (workshops e masterclasses) e artísticas (concertos e recitais), envolvendo os seguintes instrumentos: flauta transversal, oboé, clarinete e fagote, principais instrumentos que integram as madeiras sinfônicas. Das atividades pedagógicas poderão participar quaisquer interessados, alunos ou não do Conservatório de Tatuí, desde que devidamente inscritos no período divulgado pela instituição. As aulas serão ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e acadêmico nacional ou internacional.

Na abertura do III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, no dia 16, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí receberá Alexandre Barros e Alexandre Silvério como solistas convidados. Alexandre Barros é primeiro oboísta solista da Filarmônica de Minas Gerais e integrou o naipe de oboés da OSESP de 1996 a 1997. Silvério é fagotista solista da Osesp e atuou em grupos como a Orquestra de Câmara Alemã e a Sinfônica de Berlim, além de ter participado de diversos concertos e turnês com a Filarmônica de Berlim, sob regência de Simon Rattle, Pierre Boulez, Marris Jansons, Nikolaus Harnoncourt, Seiji Ozawa, John Elliot Gardner, André Prévin e Christian Thielemann.

No dia 17, a grande atração é o Quinteto Madeira de Vento, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Formado por João Francisco Correia, Fernando de Oliveira, Michel Moraes, Mário Marques (clarinetes) e Otinilo Pacheco (clarone), o renomado quinteto atua no cenário musical desde 1998, misturando elementos da música clássica e popular brasileira.

A programação artística do Encontro Internacional de Madeiras, no dia 18, começa às 14h30, no Salão Villa-Lobos, com o recital de oboé de Peter Apps, músico premiado em vários concursos internacionais, que atuou como solista frente a importantes orquestras e grupos camerísticos na França, Inglaterra, EUA e Brasil. Desde 1998, Apps é integrante da Osesp. Às 18h, no Salão Villa-Lobos, acontece o recital da flautista Mary Karen Clardy. Ela é solista e camerista nos EUA e em diversos países da Europa, Ásia e América do Sul, além de professora de flauta transversal na Faculdade de Música da Universidade do Norte do Texas (EUA).

Logo em seguida, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, haverá o recital de Jill Fleber e de Benjamin Coelho. Jill Felber é professora de flauta transversal da Universidade da Califórnia (Santa Barbara-EUA) e principal flautista da Ópera de Santa Barbara. Atua intensamente como professora e solista nos EUA e em vários outros países. Coelho é mestre pela Manhattan School of Music (New York) atualmente é professor titular na Universidade de Iowa, atuando como fagote solista da “Quad City Symphony Orchestra”. É membro do “Iowa Woodwind Trio” e do “Quad City Symphony Woodwind Quintet”. Benjamin Coelho é mestre pela Manhattan School of Music (New York) atualmente é Professor Titular na Universidade de Iowa, atuando como Fagote solista da “Quad City Symphony Orchestra”. É membro do “Iowa Woodwind Trio” e do “Quad City Symphony Woodwind Quintet”.

No último dia do encontro, o Octeto de Flautas do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo se apresenta ao lado de Mary Karen Clardy. Criado em 2008, o Octeto é formado por alunos, e vem se apresentando em diversos eventos musicais, levando ao público um repertório diversificado: obras clássicas universais, brasileiras e contemporâneas escritas especialmente para essa formação.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará o concerto de encerramento do III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, tendo o flautista Edson Beltrami e o fagotista Benjamin Coelho como solistas convidados. Beltrami é flautista, regente e compositor, vencedor de vários concursos dentre eles o Prêmio Eldorado de Música, desenvolve intensa carreira como solista, é primeiro flautista solista da “Orquestra Filarmônica Bachiana” e frequentemente atua como flautista convidado da Osesp.

Os ingressos para os concertos realizados no Teatro Procópio Ferreira custam R$ 10 (R$ 5 estudantes, idosos ou aposentados). No Salão Villa-Lobos, a entrada é franca. Mais informações (15) 3205 8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br.

A programação pedagógica do III Encontro Internacional de Madeiras do Conservatório de Tatuí pode ser encontrada no sitewww.conservatoriodetatui.org.br/emadeiras. Mais informações (15) 3205 8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário