sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tatuí: a "capital da música" investe no turismo cultural

Notícia publicada na edição de 03/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno Turismo - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Roberta Romão

Tradicional na região, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí, vem a cada ano recebendo mais estudantes e profissionais do Brasil e de países da América Latina, Estados Unidos, Ásia e Europa. Com 58 anos de atividades, a instituição tem hoje mais de dois mil alunos em 47 cursos, e garante à cidade o título de "Capital da Música".

Mas não são somente as notas musicais que Tatuí, a 130 quilômetros de São Paulo, tem a oferecer. Com prédios históricos e uma culinária típica do interior, incluindo os doces caseiros, a cidade atrai por ideias inusitadas, como o projeto experimental "Roteiro Turístico Cultural de um dia", criado pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude. Para incentivar e desenvolver o fluxo turístico, o turista passa por prédios históricos como a Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição e o Museu Histórico Paulo Setúbal. O Alambique Artesanal "Pinga dos Ramos" e a Fábrica de Doces Caseiros "Pingo Doce" também estão no roteiro, assim como o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos e seu Teatro "Procópio Ferreira". Para aproveitar, os turistas por um dia acompanham ainda apresentações musicais e teatrais.

Para o Ministério do Turismo, mais do que explorar os atrativos culturais de um local, é criar uma identidade cultural e de memória, com experiências vividas e compartilhadas com os visitantes. O importante é valorizar e promover os bens materiais e imateriais da cultura, desenvolvendo atividades relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais.

É o que Tatuí, com cerca de 120 mil habitantes e exemplo para a Região, vem fazendo. Esse ano, o conservatório, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado, comemora 58 anos de atividades, sendo considerado a primeira escola pública de música de São Paulo. No primeiro ano de funcionamento, já oferecia 15 cursos para apenas 30 alunos. O local foi um prédio improvisado no antigo casarão da influente família Guedes. Em 1969, o conservatório ganhou um novo espaço, o atual prédio, na rua São Bento, 415, e a construção do Teatro Procópio Ferreira.

Atualmente, segundo Kaio Monteiro, que responde pela comunicação da instituição, o foco principal dos estudantes é o aprimoramento sobre a música brasileira. Alguns cursos duram dois anos, o que facilita a busca da especialização pelos alunos visitantes, como os estrangeiros. Já a formação em piano exige um estudo de 18 semestres.

Monteiro explica que o conservatório tem como objetivo aperfeiçoar os músicos, sem características de escola de música, com exceção da iniciação musical. Para a iniciação, a instituição oferece o Projeto Guri, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Depois de passarem pelo projeto, os estudantes podem ser indicados para o conservatório e ainda têm a oportunidade de ingressarem na Faculdade de Música.

Para os turistas, que buscam a boa música, a cidade é referência. Segundo Monteiro, o conservatório dispõe de uma agenda mensal, com eventos quase todos os dias. Na programação, os visitantes encontram apresentações de orquestras, bandas, big bands e grupos de música de câmara da escola. A instituição oferece ainda encontros, festivais, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais. As apresentações realizadas pelos estudantes, como os recitais, são gratuitas.

A instituição também ganha destaque pelo Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, um dos eventos mais antigos do conservatório. Nasceu como "Festival Estudantil de Teatro Amador", em 1977, e integra o calendário de eventos culturais do Estado de São Paulo. Também tem destaque a Semana da Música, em setembro, que esse ano realiza a 52ª edição.

Outro projeto de cultura imaterial que vem dando certo é "Música na Praça". Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes, Lazer e Juventude, a iniciativa oferece a oportunidade para os artistas da Região apresentarem seus talentos. O projeto acontece na restaurada Praça da Matriz. Já passaram pelo local espetáculos de cururu, serestas, cameratas de violão, bandas e muito mais.

Roteiros e pontos históricos e culturais da cidade podem ser conferidos pelos portais www.conservatoriodetatui.org.br e http://www.tatui.sp.gov.br

Roberta Romão (roberta_hga@hotmail.com - AgênciaJor/Uniso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário