domingo, 29 de abril de 2012

Ruas sem asfalto geram reclamações no Jardim Gramado

Em dias de chuva, as ruas ficam intransitáveis, informam os moradores.
Mãe relata que filhas perderam aula porque ônibus atolou.

Eduardo Ribeiro Jr.
Do G1 Itapetininga e Região

Moradores do Jardim Gramado, em Tatuí (SP), estão reclamando da falta de pavimentação nas ruas do bairro. Segundo eles, em dias de chuva, as vias ficam intransitáveis.

A balconista Ana Rosa da Silva, 32 anos, conta que mora há seis anos no bairro. Ela afirma que a situação a insatisfação dos moradores é constante. "Quando o tempo está seco, é muita poeira, e quando chove, é lama", comenta Ana.

Mãe de três filhas, de 11, 10 e sete anos, ela conta que, quando chove, nem o ônibus que faz o transporte escolar, consegue passar pelo bairro. "Nesta sexta-feira (27) minhas filhas não foram pra escola porque o ônibus não passou. Ficou atolado", conta. Ana relata ainda que, no mesmo dia, o veículo que voltava com os alunos também atolou na estrada que dá acesso ao bairro.

Ana comenta que os moradores acabam ficando abandonados. "Devido a dificuldade para chegar no bairro, principalmente em dias de chuva, serviços como ambulância não conseguem fazem atendimentos". ressalta.

Carlos Alberto Carvalho, 58 anos, é aposentado e mora no bairro há 16 anos. O homem afirma que também já teve dificuldades. "Precisei ir para o Centro resolver algumas coisas, mas meu carro ficou preso na lama e não consegui chegar. Precisei voltar para casa", desabafa o aposentado. Ele diz que quem precisa trabalhar, acaba perdendo o dia, seja por carro que fica preso na lama, ou pelo ônibus de não chega a tempo. "Dias desses, minha esposa, que vai para o trabalho de ônibus, só conseguiu chegar porque conseguiu uma carona", diz.

Tatiana Maia Santiago, 34 anos, segurança, é outra moradora que reclama da falta de estrutura. Ela comenta que várias vezes precisou ficar esperando uma carona no ponto de ônibus porque estava difícil para caminhar nos três quilometros de distância entre sua casa e o ponto. "É muito barro. Não dá para caminhar", desabafa.

Tatiana explica que quase levou suspensão no trabalho porque não conseguiu sair. "Fiquei no ponto, mas o ônibus não passou. Voltei para casa e avisei no trabalho que não conseguiria ir para a empresa. Meu chefe disse que iria me dar suspensão de três dias, então, tive que pagar um táxi para não ser penalizada", conta indignada.

Os moradores alegam que o bairro é todo legalizado, tem rede de água e esgoto, e pagam IPTU. Ana informa que já fizeram um abaixo-assinado. "Tem cerca de 200 assinaturas. Já entregamos na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, mas ninguém toma providências". A balconista informa que há cerca de 1 mil moradores na área.

A Prefeitura
De acordo com a Secretaria de Obras de Tatuí, ainda não há programação para pavimentar as ruas do Jardim Gramado. Alguns bairros da cidade estão recebendo asfalto, mas foram priorizados os locais dentro do perímetro urbano que ainda não receberam asfalto e regiões mais carentes. Ainda conforme a Secretaria, o projeto para pavimentação do bairro existe, mas, no ano passado, a Prefeitura tentou pleitear R$ 30 milhões para executar todo o projeto de asfaltamento da cidade, mas só foram liberados R$ 6 milhões, o que obrigou a prefeitura a priorizar os bairros mais necessitados.

Para amenizar os problemas, no mês de maio, funcionários e máquinas estarão no bairro para realizar trabalhos de reparos e conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário