quarta-feira, 25 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza concerto com dois movimentos da 9º Sinfonia de Beethoven

Apresentação será no dia 28 de abril, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira; ingressos custam R$ 10 e R$ 5 meia


A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza concerto no dia 28 de abril, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com importantes obras do universo da música clássica. Atenção especial estará voltada à execução dos dois primeiros movimentos da 9º Sinfonia de Beethoven e para o “Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky. Completam o programa do concerto a abertura das “Bodas de Figaro”, de Mozart, “Abertura ‘Cavalaria Ligeira”, de F. Von Suppé, “Farandole, da Suíte L’arlésienne nº2”, de Bizet, “Finlândia”, de J. Sibelius, “Batuque da Série Brasileira”, de Nepomuceno, e “São Paulo”, de F. Gonzaga.

A “9º Sinfonia”, que será executada por completa na Sala São Paulo, em junho, é um grande exercício para os profissionais e para os alunos, pois requer muita habilidade de todos os instrumentos. Foi tocada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, em Viena, na Áustria, sob a regência do maestro Michael Umlauf. “Na primeira exibição da 9º Sinfonia, Beethoven já sofria com a surdez, por isso não pode comandar a orquestra. Ele demorou a agradecer o público ao final da obra, pois não sabia se estavam aplaudindo ou vaiando. É claro, todo mundo aplaudiu”, destacou Dourado.



A Orquestra Sinfônica, corpo pedagógico-artístico do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, foi criada em 1985, quando professores de cordas da instituição tatuiana se reuniram para, juntamente com alunos de nível avançado e fazerem música em conjunto. Assim nasceu a orquestra que se tornou a principal oportunidade de os estudantes interagirem com seus professores em apresentações oficiais. Em 1996, a orquestra excursionou por diferentes Estados brasileiros por meio do projeto Banco do Brasil Musical. Nele, o grupo de 47 músicos acompanhou Wagner Tiso, Victor Biglione, Maurício Einhorn, André Gereissati e Arthur Moreira Lima no programa “Cenas Brasileiras”.

Ainda em 1996, o grupo gravou CD em homenagem ao compositor Tom Jobim, tendo como solistas Altamiro Carrilho, Nivaldo Ornelas, Wagner Tiso, Victor Biglione e Zimbo Trio, realizando concerto no Teatro Nacional de Brasília. Um segundo CD denominado “Obras Brasileiras” foi gravado em 1996, tendo como solista o saxofonista americano Dale Underwood. O grupo realizou dezenas de estreias brasileiras e apresentou importante repertório internacional. Em sua história, recebeu solistas como Gilberto Tinetti, Raffaeli Trevisani, Arnaldo Cohen, Tatjana Vassiljeva, entre outros, passando por algumas das mais importantes salas do país, como Theatro São Pedro e Sala São Paulo.

Desde o início de 2010, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí vem recebendo como convidados regentes destacados da cena nacional e internacional. Dentre eles, destacam-se Felix Krieger, Roberto Tibiriçá, Fabio Zanon, Abel Rocha, Wagner Polistchuk, e Gottfried Engels (Alemanha) e Aylton Escobar, entre outros. Dentre os solistas recebidos mais recentemente estão: Fabio Cury, Gilberto Tinetti, Alex Klein, Antonio Del Claro, entre muitos outros. Em 2011, a Orquestra iniciou o projeto “Música Orquestral Alemã”, sob a direção artísitca de Felix Krieger, que excursiona pelo Estado de São Paulo levando um programa dos mais famosos compositores germânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário