sábado, 28 de abril de 2012

Mutirão de Lixo Eletroeletrônico arrecada mais de seis toneladas


A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou no último dia 19, quinta-feira, o 2° Mutirão do Lixo Eletroeletrônico, tendo como ponto de coleta a Praça Paulo Setúbal. O mutirão teve o apoio das secretarias municipais de Obras e Infra-Estrutura e da Educação, além da Guarda Civil Municipal.

Foram coletados eletrônicos e eletrodomésticos como teclados de computadores, CPUs, monitores de computadores, celulares, baterias, TVs, rádio relógio, liquidificadores, batedeiras e lâmpadas, entre outros equipamentos.

Como atividade do evento, foram realizadas palestras nas escolas municipais em todo mês de abril com a troca de cupons para um sorteio de brindes para cada aluno que trouxesse algum equipamento eletroeletrônico que estivesse obsoleto ou quebrado em sua residência.

Foram seis toneladas de equipamentos coletados. Em 2011, em um trabalho semelhante, a coleta foi de cinco toneladas.

A finalidade do mutirão, segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcello Ribeiro da Silva, é de mobilizar os munícipes, revendedores, comerciantes, empresas, escritórios, clínicas e, principalmente, as assistências técnicas de informática e de eletroeletrônicos, a descartar de forma ambientalmente correta e gratuita dos equipamentos inutilizados ou antiquados, “evitando que seja depositando no lixo comum ou na natureza, contaminando o lençol freático colocando em risco a saúde humana e dos animais”.

O lixo eletroeletrônico está se tornando um problema cada dia maior, pois no Brasil há milhares de equipamentos sem serventia que são descartados a cada dia de forma inadequada, como é o caso dos tubos de televisão que contem pó de chumbo e fosfato que representa 25% do seu peso e que estão se tornando cada vez mais obsoletos pela entrada de novas tecnologias como as TVs de LCD e de LED.

Estima-se que todos os anos são produzidos mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônico que corresponde a 5% de todo o resíduo produzido no Planeta o qual pode ser reutilizado na fabricação de outros equipamentos, basta que a população se conscientize e deem um destino adequado ao seu equipamento eletrônico.

A responsabilidade pela destinação final é solidária entre as empresas que produzem, comercializem ou importe componentes eletrônicos. Os componentes que contenham metais pesados ou substâncias tóxicas deverão se reciclados por empresas especializadas mediante licença ambiental.

A Prefeitura de Tatuí mantém um “Ecoponto” para descarte de lixo eletrônico e eletrodoméstico inservível para descarte ambientalmente correto na Cooperativa de Reciclagem de Tatuí, na Rua Luiz de Camargo Barros, nº127-B, na Vila Cesp, sem despesas para o descarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário