terça-feira, 10 de abril de 2012

Grupo de Performance Histórica faz estreia na temporada artística do Conservatório de Tatuí

Serão apresentadas músicas do renascimento ao barroco, no dia 12 de abril, com entrada franca

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí fará sua estreia na temporada artística de 2012 do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, uma instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, no dia 12 de abril, às 19h, no Salão Villa-Lobos, com entrada franca.

A primeira música executada será “Courtly Masquing Ayres”, do compositor J. Adson. Logo em seguida, o grupo do Conservatório de Tatuí tocará “Pass’ e Mezzo Ântico”, de Giorgio Mainerio, “When Daphne from fair Phoebus did Fly”, de Jacob Van Euck, e “Canzon”, de William Brade. Constam ainda no programa “Chanson a Boire”, de Gabriel Bataille, “Pavene avec Gaillarde”, de Estienne du Tertre, e “Volta”, de Michael Praetorius. O concerto será encerrado com “La Gamba”, de autor desconhecido, “Hanac Pachap”, de Juan Perez Bocanegra, “Courant”, de Samuel Scheidt, e “Schiarazula Marazula / Ungaresca”, de Giorgio Mainerio.

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí iniciou suas atividades no ano de 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados, conforme o programa a ser apresentado.

Dentre seus objetivos, está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o Grupo de Performance Histórica busca a maneira mais aproximada da sonoridade e estilo da época e emprega, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos como: Flautas Doces, Traverso, Cravo, Viola da Gamba, Violino, Viola e Violoncelo Barrocos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário